Edição: 39
Segundo informe da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), de 2006 a 2014 o sistema de fundos de pensão – considerados dados das 70% maiores instituições – alcançou rentabilidade de 194,7% ante meta de 170,4%. A FUNCEF, observados relatórios da própria Fundação, registrou rentabilidade pouco maior, 205% ante meta de 162,24%. O que preocupa, no entanto, é o acumulado nos últimos quatro anos: variação negativa acumulada de 1,27%, para o conjunto, e de 1,63%, FUNCEF.
>> Clique aqui para ler estudo do Abrapp e Sindapp intitulado "Consolidade estatístico".
IPCA em alta
O IBGE divulgou em 8 de julho o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA estima consumo das famílias com renda entre 1 e 40 salários-mínimos. A variação acumulada no período de julho de 2014 a junho de 2015 foi de 8,89%, ou 2,39 pontos acima do teto da meta anual. Dos nove grupos com produtos e serviços, a maior variação de preços ocorreu em Habitação e a menor, Comunicação. Além de Habitação, observa-se variação acima do índice geral no grupo Alimentação.
>> Saiba mais em http://saladeimprensa.ibge.gov.br/pt/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2932
Acumulado a cada 12 meses
No acumulado a cada 12 meses, com período encerrando-se no mês indicado no Gráfico, observa-se tendência de elevação de dezembro de 2014 em diante. Os principais preços que causam alta elevada são os administrados (energia elétrica, do grupo Habitação, por exemplo) e serviços não comercializáveis (cabeleireiro, manicure, despachantes, recreação etc.). No caso dos administrados, espera-se que tenha sido superado o período de contenção e, uma vez ajustados, o índice de inflação retorne ao caminho de baixa.
>> Saiba mais em http://saladeimprensa.ibge.gov.br/pt/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2932