Após receber demandas de usuários do Saúde Caixa sobre problemas relacionados à rede credenciada, em especial a suspensão de atendimento por parte de estabelecimentos, a Apcef/SP encaminhou oficio à Gesad – Gerência Nacional responsável pela gestão do plano -, solicitando o agendamento de reunião para tratar dos apontamentos feitos pelos usuários. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 14.

Uma das demandas trazidas foi a suspensão do atendimento realizado pelo hospital Hapvida (que adquiriu a Medical). Em resposta, a Gesad informou que a suspensão do atendimento ocorreu em função da reestruturação societária do grupo, que teve como consequência o encerramento do CNPJ que emitia os faturamentos dos atendimentos realizados. Para restabelecer o atendimento, a Gesad informou que solicitou ao grupo a documentação completa atualizada e que o prazo para o retorno é de até uma semana após a entrega dos documentos pela Hapvida.

Como forma de mitigar o problema até o retorno do hospital à rede, os usuários da região podem requerer a garantia de atendimento, com a possibilidade de reembolso integral (lembrando que é necessário solicitar autorização prévia).

Os hospitais da Hapvida da região de Piracicaba passam por situação semelhante, com a mesma previsão para regularização. A exceção é a possibilidade de obter o reembolso integral, já que há alternativa de atendimento na cidade.

Já em relação ao anúncio de suspensão do atendimento no Hospital 9 de Julho, a Gesad informou que o grupo econômico proprietário do estabelecimento apresentou proposta de reajuste nas tabelas de custo da prestação de serviços, que está sendo negociada pela Gesad e que, em meio ao processo de negociação, o plano foi notificado pelo estabelecimento sobre a suspensão da prestação de parte dos serviços. A mesma situação está ocorrendo com outro hospital credenciado ao Saúde Caixa, o São Domingos, no estado do Maranhão. De acordo com a Gesad, a regularização depende da conclusão das negociações, mas os usuários não estariam desassistidos, pois há outros estabelecimentos credenciados na mesma região.

Os dirigentes das entidades também questionaram a Gesad sobre a situação do Hospital Padre Albino, em Catanduva, que teve um problema em relação ao faturamento do pagamento pela prestação de serviços para usuários do plano e a cobertura da rede de odontologia na região. A Gesad comprometeu-se a apurar as situações e buscar as soluções para os casos.

Com relação à demanda dos usuários da região de Mogi, em relação ao credenciamento de hospital da região no plano, a Gesad informou que o estabelecimento ainda possui pendente o alvará de funcionamento expedido pela prefeitura, documento que é imprescindível para credenciar.

Na região da Baixada Santista, a Gesad informou que o credenciamento do IGESP, hospital da Praia Grande, está finalizando o processo de credenciamento, e que a suspensão do atendimento no Guarujá deve ser regularizada após finalizar a negociação com o hospital. A perspectiva é que a regularização ocorra na próxima semana.

Também foi pautado o credenciamento de profissionais e clínicas que realizam terapias para crianças neurodivergentes, como TEA e TDAH em determinadas regiões de São Paulo. A Gesad comprometeu-se a verificar as demandas em andamento e informou que há um esforço da área no sentido de buscar credenciar os profissionais que atendem usuários que recebem reembolso integral, o que traria benefícios os usuários e à gestão do plano.

Além destas demandas, os representantes dos empregados apresentaram outras, inclusive de outros estados, como Brasília, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Estes casos ainda serão detalhados.

“A reunião foi importante para que pudéssemos ter conhecimento de determinadas situações e também compartilhar outras com a área responsável. Isto mostra a importância de uma atuação mais próxima e a necessidade de que haja um relacionamento mais estreito entre o Saúde Caixa e os credenciados, o que pode ocorrer por meio do fortalecimento das Gipes e do retorno dos comitês de credenciamento e descredenciamento. Isto é fundamental para o fortalecimento da rede, e melhoria do atendimento”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “Vamos seguir acompanhando os casos”, finalizou.

:: Caso tenha problemas com o Saúde Caixa, entre em contato conosco pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br.

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