Você já pode escolher quem será o vencedor da São Pilantra 2009, o santo padroeiro das elites do Brasil. Os mais votados vão participar da tradicional corrida, paródia da São Silvestre, organizada todos os anos pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Neste ano, o evento será na terça-feira, dia 29, pelas ruas do Centro. Para participar, basta enviar a indicação por e-mail. O voto pode ser para um banqueiro, um executivo do setor, um político, um dos integrantes d’Os Irresponsáveis. Não importa: o essencial é denunciar o “premiado” que tenha usado seu poder este ano para prejudicar os bancários e a população.
Histórico – A São Pilantra 2009 chega à sua 12ª edição. Em 2008, houve um tríplice empate no primeiro lugar: o governador do estado, José Serra, por vender a Nossa Caixa; o prefeito “Nunkassabe”, pelo veto à lei que obrigava a instalação de portas de segurança nas agências; e a presidenta da Caixa Federal, Maria "Ferranda", por descontar os dias parados na greve daquele ano.
O Unibanco garantiu três “conquistas” (1999, 2000 e 2002), sendo que em 2000 dividiu o título com o juiz Lalau. Em 2001 o vencedor foi Paulinho, presidente da Força Sindical, por sua atuação a favor da flexibilização da CLT. Em 2003, o campeão foi o Banco Real, que demitira 190 pessoas às vésperas do Natal. Em 2004 foi Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos, por prejudicar mais de 800 funcionários. Já em 2006 o prêmio foi dividido entre os ex-governadores Cláudio Lembo e Geraldo Alckmin, pela péssima administração da Nossa Caixa. O vereador Dalton Silvano (PSDB) foi o premiado em 2007, por querer retirar as portas de segurança das agências bancárias.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região