Este mês, a Caixa a promoção por mérito referente ao ano-base 2013. O crédito, que foi feito na última quinta-feira, 20, foi de um delta de promoção para 70% dos empregados, e 19,38% deles com dois. O grupo dos que não alcançaram a promoção foi de 10,62%. Cada delta representou 2,34% do reajuste salarial na tabela do Plano de Cargos e Salários (PCS).
A promoção por mérito foi restabelecida na Caixa em 2008, após anos de sonegação desse direito pela empresa. O retorno dessa conquista deu-se apenas após forte mobilização dos bancários da Caixa por um novo PCS, que resultou na unificação dos dois Planos de Cargos e Salários existentes até então, o de 1989 e o 1998, na recuperação direitos que vinha, sendo suprimidos, como as vantagens pessoais, incorporados na nova tabela.
Segundo Antônio Luiz Fermino, integrante da comissão paritária que trata do assunto, esse reajuste consiste em um fator importante, pois trata-se da reconquista da promoção por mérito na Caixa, no âmbito da constante luta pela valorização dos salários. Este processo também resulta na redução do Complemento Temporário Variável de ajustes de Mercado (CTVA) e no abandono de qualquer vínculo com o cumprimento de metas.
O processo de avaliação para promoção por mérito vem sendo aprimorado ano a ano, mas os representantes dos empregados consideram que a sistemática e os critérios podem ser permanentemente aperfeiçoados.
Fonte: Fenae Net