O Sindicato dos Bancários tem recebido denúncias de estratégias usadas pelos bancos para tentar atrapalhar a greve dos bancários que teve início na quinta-feira, 19 de setembro, por tempo indeterminado.

Alguns dias antes da deflagração da greve, muitas instituições financeiras pressionaram ainda mais os empregados no cumprimento de metas.

Houve casos em que a empresa determinou que os bancários iniciassem a jornada ainda de madrugada ou estendessem o horário até tarde da noite para que esses trabalhadores não entrassem em contato com os grevistas.

Em algumas situações, trabalhadores são forçados a trabalhar de casa, o que é proibido pelo acordo de registro de ponto eletrônico fechado entre o Sindicato e os principais bancos. A APCEF recebeu denúncias de que gerentes telefonam para a casa de trabalhadores pedindo que voltem ao trabalho.

Segundo o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto, a greve foi deflagrada devido a uma postura intransigente dos bancos que não apresentaram nenhuma proposta razoável nas negociações. “A greve é um direito dos trabalhadores. É legítima e garantida pela constituição”, disse.
 

Compartilhe: