A Campanha Salarial 2011 foi lançada pelos Sindicatos, no País inteiro, no mesmo dia da entrega da pauta de reivindicações de toda a categoria bancária à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que aconteceu na capital paulista em 12 de agosto.
São Paulo – o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, por exemplo, promoveu um ato no centro da capital para lançar oficialmente a campanha.
O bom humor foi a marca da atividade organizada pelos trabalhadores. Sob o mote bancário não é máquina, estátuas vivas simulavam movimentos robóticos do dia a dia do bancário, que é cheio de pressão.
Dando sequência às atividades de lançamento da campanha, no dia 19, foi a vez de o coração do sistema financeiro brasileiro – a Avenida Paulista – ser palco de ato simbólico do lançamento da campanha salarial deste ano.
País afora – no dia 17 de agosto, os Sindicatos dos Bancários de Curitiba e de cidades como Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Toledo e Umuarama ocuparam as ruas para passeatas, visitas a agências, manifestações, panfletagens e conversas com clientes de bancos.
No Rio de Janeiro, o lançamento ocorreu em 18 de agosto e foi marcado pela irreverência. Versões de marchinhas de carnaval embalaram a performance da Companhia de Emergência Teatral, que levou para a Avenida Rio Branco o ato-desfile com o tema Os piratas do Brasil ou o Brasil dos piratas?
Em Maceió, também em 18 de agosto, a atividade foi realizada com faixas, bandeiras, panfletagens, banda de pífano e fogos de artifício, percorrendo diversas ruas e agências bancárias.
No dia 19 de agosto, a manifestação de João Pessoa teve a participação do deputado federal Ricardo Berzoini (PT/SP) e seguiu em passeata pelas principais agências do centro da cidade.
“É hora de mobilização! Participe ativamente da campanha salarial e lute por seus direitos!”, comentou o diretor da APCEF/SP Rafael de Castro.

Compartilhe: