Representantes eleitos e indicados para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa estiveram reunidos no último dia 17, em Brasília.
• Credenciados e descredenciados
No encontro, foi discutida a atuação das Gipes nos Estados, que encontram dificuldades para acompanhar o processo com os credenciados e os descredenciados devido a problemas como a cartelização do mercado e o excesso de documentação para credenciar profissionais, clínicas, hospitais e outras empresas.
Os conselheiros eleitos cobraram da Caixa uma posição sobre o processo de implantação do plano Saúde Família, reivindicado pelo movimento nacional dos empregados e que permanece em discussão no GT Saúde e no Conselho de Usuários.
Caso venha a ser adotado, o plano Saúde Família permitirá a inclusão de parentes não-dependentes, com utilização da rede do Saúde Caixa a preço de custo.
• Contingência
Na reunião do Conselho de Usuários, a Gerência Nacional de Saúde e Ambiência Corporativa (Gesad) apresentou um histórico acerca da atual situação e da previsão de data para a conclusão da contingência, quando ocorreu um período de interrupção do processamento das contas do Saúde Caixa, entre abril de 2005 e abril de 2007.
O problema aconteceu por responsabilidade exclusiva da Caixa, que encerrou o contrato com a empresa que prestava o serviço, sem que outra fosse contratada em tempo hábil. Isso gerou a suspensão dos débitos mensais das participações e causou, assim, transtornos aos participantes/usuários.
Essa contingência reflete negativamente no trabalho do Conselho de Usuários.
O fato é que, devido a essa falta de sistema, a discussão sobre o equilíbrio financeiro do Saúde Caixa e sobre a inclusão de procedimentos para a ampliação das coberturas fica prejudicada.
Os conselheiros eleitos voltaram a cobrar soluções urgentes para colocar as contas em dia. A Gipes de Brasília é a única que ainda não finalizou seu trabalho sobre a contingência, mas há a previsão de que isso ocorra até o fim de abril.
• Agenda
A próxima reunião do Conselho de Usuários está agendada para 29 de maio, em Brasília.