Representantes dos trabalhadores reuniram-se, em 20 de dezembro, com o vice-presidente de Logística da Caixa, Sérgio Pinheiro Rodrigues, e com a representante da Comissão Executiva da Caixa, Maria Salete Cavalcanti, entre outros, para debater problemas de infraestrutura do banco.
Participaram da reunião, como representantes dos trabalhadores, o diretor-presi-dente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto; o dirigente da Associação, Rafael de Castro Leite Pereira; o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e diretor da Fenae, Jair Pedro Ferreira; a vice-presidente da Fenae, Fabiana Matheus; e a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e membro da CEE-Caixa, Jackeline Machado.
Com a chegada do calor, as entidades representativas dos trabalhadores passam a receber, quase que diariamente, reclamações sobre as condições de trabalho das agências. “Geralmente, o sistema de ar-condicionado não é suficiente e o calor dentro das unidades é insuportável. Também recebemos denúncias quanto à má conservação dos prédios, falta d´água, iluminação, goteiras… e são todos problemas antigos! O que percebemos é que muitas obras – quando acontecem – são mal feitas, outras começam e não terminam…”, contou Sérgio Takemoto.
O representante da Caixa explicou que 15% dos equipamentos realmente são antigos e precisam ser trocados o mais rápido possível. A direção do banco comprome-teu-se a agilizar as mudanças e buscar soluções para os problemas apresentados.
Ficou acertado ainda que, a partir de agora, a direção da Caixa apresentará o andamento das melhorias à Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa). A primeira reunião está marcada para a segunda quinzena de janeiro.
O vice-presidente também lembrou que, no início de 2011, deve começar um projeto-piloto, em Bauru, de fiscalização das obras de infra-estrutura. Uma empresa será contratada com essa finalidade.
Os representantes dos trabalhadores entregaram ao vice-presidente um dossiê com todos os ofícios e matérias publicadas neste ano a respeito do assunto.
Probank e Peate
Ainda durante o encontro, os representantes dos trabalhadores cobraram um posicionamento da Caixa a respeito do pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores da empresa Probank, que presta serviços para o banco.
De acordo com a direção da Caixa, os pagamentos foram feitos à empresa, que não repassou o dinheiro aos trabalhadores. O banco está analisando as medidas jurídicas cabíveis para solucionar o problema.
Os representantes dos trabalhadores também conversaram sobre a implantação do Plano Estratégico de Atendimento (PEATE), programa que visa reorganizar todos os aspectos do atendimento no banco.