Em dezembro de 2014, após cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado mensalmente, foi publicado pelo Banco Central nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro.
No período, a Caixa teve 805 reclamações procedentes e índice de 10,84%. No caso do índice, o ranking do BC opera com o número de queixas da instituição financeira para cada um milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por um milhão. No ranking, a posição do banco dependerá do índice, mesmo que a instituição financeira tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.
A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações. Outros motivos de queixas são o débito em conta não autorizado pelo cliente, o descumprimento de prazo para responder reclamações e a cobrança de tarifa por serviços não contratados.