Da Agência Fenae

O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae esteve reunido nos dias 9 e 10 de dezembro, em Natal (RN). Na ocasião, o orçamento da Fenae para o ano de 2005 foi aprovado por unanimidade. Também foram escolhidos os membros que comporão a Comissão Eleitoral Nacional para coordenar e executar as eleições da Fenae, marcadas para 17 de março do próximo ano. Essa comissão será composta por Emerenciana Barbosa de Rêgo (Meré) e José Herculano Nascimento Neto (Bala), indicados e aprovados pelo CDN, e por Orlando Cezar Gasparino Vieira, indicado pela Diretoria Executiva da Fenae, além de um representante da cada chapa concorrente. As comissões eleitorais estaduais serão compostas por um representante da Apcef local e um representante de cada chapa.
Na reunião, o CDN da Fenae discutiu ainda diversos outros assuntos. Confira os itens debatidos:

• Programa de Arrendamento Residencial
A Diretoria Executiva da Fenae entrará com recurso administrativo para que a Caixa normatize a participação dos empregados e aposentados no programa. A assessoria jurídica da Federação disponibilizará às Apcefs modelos de ação individual para os empregados que estejam sendo impedidos de aderir ao programa.

• Liberação de dirigentes das Apcefs e Fenae
As associações têm até o 20 de dezembro para enviar à secretaria da Fenae fotos, documentos, cartazes e outros documentos sobre as atividades e eventos que desenvolvem. O objetivo é compor um dossiê que deverá ser entregue às autoridades e políticos, para que a Caixa acabe com o boicote a essas entidades, que começou com a administração Carrazai e permanece até hoje. Com a não-liberação dos dirigentes, não apenas as atividades culturais, sociais, esportivas e políticas ficam prejudicadas, mas o próprio patrimônio das entidades ficam comprometidos.

• Alteração do estatuto da Fenae
Foi aprovado por unanimidade a alteração do estatuto da Fenae, com a inclusão de um inciso no parágrafo 4º, que define os objetivos da Federação. O inciso incluído especifica que a Fenae pode prestar serviços relacionados a programas de relacionamento e incentivo, de interesse dos empregados.

• Avaliação das atividades da Fenae
O CDN fez um balanço positivo dos Jogos da Fenae 2004, parabenizando os organizadores pelo sucesso do evento, que deve assumir caráter permanente no calendário tanto da Fenae quanto das Apcefs. Também foram feitas avaliações do FotoFenae (Concurso Nacional de Fotografia), LetraFenae (Concurso Nacional de Literatura) e o Fenec – Música Fenae (Festival da Canção dos Empregados da Caixa).

• Programa de Relacionamento (PAR)
O diretor-executivo Evanildo Paes de Barros Jr. e a executiva de relacionamentos Elisabeth Leonel Ferreira fizeram um balanço do que foi realizado em 2004 e apresentaram o planejamento das atividades que serão implementadas no primeiro trimestre de 2005.

• Fenae Corretora
O diretor-executivo Alexandre Siqueira fez um balanço dos projetos implementados em 2004 e apresentou o planejamento estratégico para 2005.

• Reforma sindical
O representante da CUT junto à bancada dos trabalhadores, membro do Fórum Nacional do Trabalho e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, apresentou o relatório da reforma sindical, disponibilizou material sobre o assunto e incentivou as Apcefs a promoverem o debate nas suas bases, dado o impacto que a reforma sindical terá na organização dos trabalhadores.

• Campanha salarial de 2004
O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), Plínio Pavão, fez um balanço das atividades da campanha salarial deste ano e apontou os principais desafios que os empregados da Caixa terão agora, entre eles a reintegração de todos os demitidos pela RH 008, a mudança no PCS/PCC e a implantação do novo plano de benefícios da Funcef.

• Intercâmbio entre as Apcefs
As associações debateram sobre a importância de troca de experiências, formas de organização e atuação e aprovaram tornar esse item como tema permanente nas pautas do CDN.

• Visita dos representantes da Fenae aos Estados
As associações debateram sobre a importância da visita de dirigentes da Fenae às Apcefs, auxiliando nos debates das questões nacionais e fortalecendo os laços entre as entidades e o movimento associativo. A Diretoria da Fenae comprometeu-se a elaborar uma agenda de visitas.

Novo plano da Funcef
O gerente da Corel (Coordenadoria de Relacionamento) da Funcef, Valmir Gôngora, relatou o serviço de atendimento aos associados, os problemas enfrentados e os projetos para melhoria do serviço e convidou as Apcefs a promoverem debates com a Funcef sobre a proposta do novo plano de benefícios.

Compartilhe: