Mesmo com previsão de frio e garoa, Presidente Prudente não decepcionou e recebeu a Caravana da Fetec SP com muito sol neste primeiro de julho dando a largada da Campanha Nacional dos Bancários 2024 no interior paulista.

O Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei foi o palco principal da comitiva, que visitou as agências do BB, Caixa, Itaú, Santander, BMB e Bradesco para dialogar com os trabalhadores bancários e informar a população sobre a importância da Campanha Nacional. que tem como principais eixos a defesa do emprego, aumento real de 5% mais a inflação, aumento da PLR, ampliação dos direitos e o fim do assédio e das metas abusivas.

A secretária-geral da Fetec SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, destaca que as reivindicações da Campanha, resultado da Consulta Nacional feita com bancários de todo o país, vão além do reajuste salarial e da defesa do emprego. “A proposta de uma jornada de trabalho de quatro dias semanais sem redução salarial tem ganhado força em diversos setores, incluindo o ramo financeiro. A tecnologia não pode servir apenas ao lucro dos bancos. É preciso que o trabalhador também usufrua desse avanço, com direitos garantidos e maior qualidade de vida.”

Edmilson Trevizan, presidente do Sindicato de Prudente, que abrange 18 cidades, destacou que uma das maiores preocupações da categoria é o fechamento de agências e o aumento das demissões. “Nos últimos dez anos perdemos mais de 78 mil postos de trabalho. Em 2023, o lucro dos bancos ultrapassou R$ 144 bilhões. Ou seja, quanto mais lucram, mais demitem. Por isso é tão importante essa Caravana de mobilização e informação para os trabalhadores e toda a sociedade’’.

Teatro, jornal e banda

Durante a passagem da Caravana, a Fetec distribuiu o Jornal do Cliente, que aborda o lucro bilionário dos bancos, resultado de taxas altíssimas para a população e das metas abusivas enfrentadas pelos trabalhadores do setor financeiro.

Nesta terça-feira (2) a Caravana segue para a cidade de Assis. Além da comitiva da Fetec SP, também participam dos atos na região Oeste os sindicatos de Bragança Paulista, Mogi das Cruzes, Barretos, ABC Paulista e Vale do Ribeira.

Compartilhe: