A APCEF/SP, em conjunto com entidades representativas dos empregados, entre elas o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Fenae e a Fetec-CUT/SP, realizou manifestações e reuniões na capital e no interior para tratar das condições de trabalho nas unidades da Caixa e de itens da mesa de negociações permanentes.

• Vila Maria
No dia 19, foi realizada uma manifestação em frente à unidade da Vila Maria, na capital.
Há meses, os empregados têm enfrentado problemas que colocam em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores e clientes.
Além daqueles, já conhecidos, relacionados à refrigeração insuficiente, os empregados têm sofrido com as condições precárias da fiação e do telhado da agência que, em decorrência da falta de manutenção, apresenta diversos pontos de vazamento.
Por causa da manifestação, representantes da Gimat São Paulo e da SR Santana compareceram ao local e comprometeram–se a tomar providências para solucionar os problemas em 20 dias.

• Gimat Bauru
No dia 18, a reunião foi com representantes da Gimat Bauru. Em pauta, a falta de comprometimento da Caixa em relação à manutenção dos equipamentos e à conservação dos prédios que abrigam as agências vinculadas ao setor da Caixa na região.
Durante o encontro, foram discutidos assuntos relacionados aos problemas de infraestrutura de cerca de 20 unidades da região e aos inúmeros transtornos vivenciados pelos empregados, como o não funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, as infiltrações, as goteiras, a falta de janelas e cadeiras, a rede elétrica deficiente, entre outros.
Os representantes da Caixa informaram que o contrato com a empresa prestadora de serviços de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado foi renovado.
Disseram, ainda, que as providências já começaram a ser tomadas, com atendimento iniciado nas unidades com maior necessidade.

• Reuniões com empregados
No mesmo dia, o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto, o secretário da Associação, Rafael de Castro, a vice- -presidente da Fenae, Fabiana Matheus, o coordenador da Comissão dos Empregados (CEE-Caixa), Jair Ferreira, e o diretor do Sindicato de Bauru, Tadeu Aparecido, reuniram-se com empregados na SR Bauru e na Gimat Bauru para debater questões referentes ao cotidiano na Caixa.
Durante os encontros, os empregados puderam esclarecer dúvidas sobre questões jurídicas e debater assuntos em pauta na mesa de negociações específicas, como Plano de Cargos Comissionados (PCC), jornada de trabalho, Funcef, isonomia, Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), novas contratações, condições de trabalho, entre outros temas.
“A falta de planejamento por parte da Caixa em diversos setores influencia diretamente os empregados, dificultando o dia a dia de todos nas unidades”, afirmou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto, presente aos encontros. “Está mais do que na hora de a direção do banco atender às reivindicações dos empregados – sejam elas referentes à infraestrutura, à saúde ou à carreira. A história de luta dos trabalhadores da Caixa confirma: a união é uma das grandes responsáveis pelas conquistas alcançadas até hoje. Vamos lá cobrar o que será!”, concluiu.

Fotos (da esquerda para a direita): agência Vila Maria / reunião com representantes da Gimat Bauru / encontro com empregados da Gimat/BU

Compartilhe: