Uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), divulgada na quinta-feira, 16, comprova a importância do trabalho do bancário no setor financeiro e das agências físicas, para correntistas e investidores brasileiros.
A pesquisa aponta que 41% das pessoas que aplicam em algum produto financeiro preferem ir pessoalmente à agência bancária para buscar informações com um bancário. Além disso, há uma relação de confiança construída entre bancários e clientes.
Essa preferência é ainda mais notada no público com idade entre 45 e 59 anos, resultando em 42% dos correntistas. Já aqueles com idade acima de 60 anos, totalizam 47% dos que preferem tratar sobre seus investimentos direto com o bancário.
Em momento de Campanha Nacional, em que banqueiros tentam desvalorizar, cada vez mais, o trabalho realizado por bancários, querendo retirar os direitos conquistados e substituir profissionais por máquinas e serviços on-line, a pesquisa comprova que a população brasileira, culturalmente, ainda prefere o popular “cafezinho com o gerente”.
“O bancário tem grande importância na vida das pessoas que buscam por informações financeiras, seja em investimentos ou em benefícios, como acontece muito nas agências da Caixa. É preciso valorizar e reconhecer que este trabalho é fundamental para que a população tenha acesso aos recursos e que isso também contribui para o desenvolvimento da economia do país”, diz o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
A pesquisa da Anbima entrevistou 3.374 pessoas em todo o Brasil, distribuídas em 152 município, com população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados, das classes A, B e C, a partir dos 16 anos.