Manifestações na capital e no interior marcaram o início, em 3 de junho, das campanhas Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil e Proteja-se! Faça o controle de ponto paralelo – ambas organizadas pela APCEF/SP e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
As ações das campanhas – que têm por objetivo melhorar as condições de trabalho dos empregados, assim como as de atendimento dos clientes – consistem na distribuição de carta aberta à população e na colocação de cartazes sobre o Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon) nas agências.

• Manifestações
Representantes da APCEF/SP e do Sindicato estiveram na agência São Miguel Paulista, zona leste da capital, para conversar com empregados e clientes sobre a iniciativa das entidades (veja fotos aqui).
Na ocasião, reuniram-se com o gerente da unidade para debater itens como a superlotação na agência, os problemas com o sistema Multicanal nas máquinas de autoatendimento e a falta de empregados.
De acordo com o gestor da Caixa, o pouco espaço físico em frente à bateria de caixas da unidade passa a impressão de superlotação. A solução, que inclusive já foi debatida com a empresa, é a mudança do layout e a expansão da agência. Nesse caso, o atendimento passaria a ser feito em outro local, ainda não estabelecido.
Na agência São Miguel Paulista, um dos problemas enfrentados tem sido a integração da retaguarda com o ponto de venda, principalmente pela desproporção na substituição dos terceirizados: 3 para 1. Além disso, a troca do sistema para o Multicanal também tem gerado transtornos.
O diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto – presente à manifestação na capital, juntamente com outros diretores da entidade – ressaltou, ainda, para os empregados, a importância da marcação correta da jornada de trabalho e explicou a dinâmica das campanhas.
“Cabe a nós fazermos pressão e participarmos ativamente das manifestações pela contratação de mais empregados e pela marcação correta no Sipon. Esse é o combustível que a comissão dos empregados precisa para debater esses itens em mesa de negociação permanente com a Caixa” – explicou Sérgio Takemoto.

• Carta aberta
Os clientes e usuários também fizeram parte da manifestação ocorrida em 3 de junho. Representantes dos empregados leram e entregaram uma carta aberta, que ressalta a necessidade da contratação de mais empregados para o banco como forma de amenizar a carga de trabalho dos funcionários e, também, de agilizar o atendimento.
Um dos itens lembrados durante as explanações dos representantes dos empregados foi o programa do governo Minha Casa, Minha Vida. “Logo, a demanda nas unidades aumentará e a falta de empregados ficará ainda mais evidente nas unidades. É preciso que a direção da Caixa tome providências urgentes para evitar mais espera, mais filas e mais reclamações” – afirmou Sérgio Takemoto.

• Opinião
Para dois moradores da região e clientes da Caixa de São Miguel Paulista, ouvidos pela APCEF/SP, a principal causa da demora no atendimento é a falta de empregados. “Uma vez, cheguei à unidade às 10 horas e só consegui sair às 15 horas” – reclamou um deles.
Outra cliente fez questão de manifestar sua indignação durante a visita da APCEF/SP à unidade. “Quando tenho de vir à Caixa, sei que não conseguirei fazer mais nada, pois, com certeza, passarei o dia todo dentro da agência” – comentou.

• Mais empregados
Manifestação semelhante aconteceu, também, em Jundiaí, com a participação do Sindicato da região. Além da distribuição da carta aberta na agência no centro da cidade, foram colocadas bexigas e foi utilizado som para alertar a população sobre a falta de empregados.
“O ideal é que mais 22 mil funcionários sejam contratados para melhorar as condições de trabalho e de atendimento nas unidades” – concluiu Sérgio Takemoto.

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