Encontro estadual dos tesoureiros, em dezembro de 2011

Com um Termo de Verificação de Ambiência (TVA) contendo mais de 100 questões, separadas em 13 itens, os tesoureiros da Caixa foram designados pela direção do banco a repassar informações sobre a situação da agência em que trabalham. O objetivo é fornecer dados aos ‘Serviços de Manutenção e Limpeza – Atendimento Bela Caixa e Campanha de Conservação das Unidades’.

Os itens tratam desde a situação externa da unidade – como jardins e fachada, passando pelos setores de autoatendimento, pelos departamentos internos, além de sanitários, copa, almoxarifado, etc – devendo ser observados e respondidos cada detalhe especificado no TVA.

Além de ter de inspecionar todas as áreas da agência no período de 6 a 10 de setembro – sendo um dia véspera de feriado, feriado, depois sábado e domingo e o outro dia, reabertura da agência pós-feriado (e 5º dia útil) – o tesoureiro também terá de fazer registros fotográficos dos locais, comprovando suas observações – a Caixa não forneceu nenhum equipamento fotográfico aos empregados.

 

Descaso – ao que parece, a direção da Caixa esquece das inúmeras funções que já sobrecarregam o dia a dia dos tesoureiros, tendo mais de 60 atribuições como parte da lista de suas responsabilidades. Além disso, não pensa na segurança do empregado – responsável pelo cofre da agência – que ficará exposto, inclusive em áreas externas da agência, para realizar esta coleta de informações.

Na tarde de segunda-feira, 10 de setembro, muitos não havia entregado o Termo. “Não consegui fazer o TVA ainda e já recebi um e-mail da Giret cobrando. Neste e-mail enviaram uma lista com os nomes daqueles que já entregaram o material, gerando uma situação constrangedora e fazendo grande pressão”, disse um tesoureiro.

Outro bancário destacou que o prazo dado para a entrega do Termo é inviável de ser cumprida sem ficar ainda mais sobrecarregado. “Recebemos o e-mail na quarta-feira, 5 de setembro após as 12 horas, com o prazo de, praticamente, dois dias para entregar”.

 

Reunião – A APCEF e o Sindicato marcaram uma reunião – com todos os empregados da área de retaguarda – para debater esses assuntos, fortalecer a categoria e exigir que a Caixa cumpra suas promessas. Será neste sábado, 15 de setembro, a partir das 9 horas, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, à Rua São Bento, 413, Centro, São Paulo.

Informações sobre o encontro, ligue (11) 3017-8315 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

 

Nossa luta – no ano passado, a APCEF e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região lideraram diversas ações que buscaram melhores condições para o trabalho dos tesoureiros. Em dezembro de 2011 aconteceu o Encontro estadual dos tesoureiros e, posteriormente, o dia do preto e os e-mails à ouvidoria da Caixa.

Em maio, deste ano, a Caixa reconheceu a carência de pessoal no setor da retaguarda, e, ainda, afirmou que completaria até junho este déficit, quando também promoveria uma adequação das instalações para, em seguida, redimensionar as necessidades da área. Porém, os problemas continuam e nada foi solucionado.

 “Vamos continuar cobrando da Caixa uma posição concreta para as melhorias de condições de trabalho e infraestrutura nas agências, mas, sem que para isso tenha que sacrificar seus empregados”, reforçou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto.

 

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