A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) tem orientado os sindicatos e federações de bancários de todo o país a convocarem a categoria a participar das mobilizações que a Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais sindicais e movimentos sociais estão organizando em todos os estados para o próximo dia 13, sexta-feira.
Trata-se do Dia Nacional de Lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da Petrobras, da democracia e da reforma política.
A importância das mobilizações na conjuntura que o país atravessa foi discutida na reunião da Direção Nacional da CUT, realizada na última quinta-feira, dia 5, em Brasília.
Segundo a Contraf/CUT, o momento é para ocupar as ruas e defender os direitos dos trabalhadores, combater o PL 4.330 da terceirização e cobrar a retiradas das MPs664 e 665. Além disso, a entidade considera importante defender a Petrobrás, patrimônio brasileiro, a democracia e a reforma política, pois “não dá para aceitar golpe, nem retrocessos nos direitos e conquistas da classe trabalhadora”.
Defesa da Caixa 100% pública
Nessas mobilizações, a Contraf/CUT propõe a inclusão da luta pela redução dos juros e contra a abertura do capital da Caixa Econômica Federal. O entendimento, no caso da Caixa, é de que o banco tem que continuar 100% público, dado que se houver a abertura de capital, quem vai mandar na empresa serão os acionistas. Para a representação nacional dos bancários, “a Caixa não pertence ao mercado, mas ao povo brasileiro”.
Fonte: Fenae Net