DSCN3432_site.jpg

No sábado, dia 19, a APCEF/SP realizou o Encontro Estadual dos participantes da Funcef, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro da capital.

Na ocasião, associados aposentados e da ativa, debateram sobre o contencioso, fim do voto de desempate, reformulação da política e comitê de investimentos de modo a construir uma campanha com soluções para as questões abordadas.

O economista Valmir Gôngora, da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) na APCEF/SP, fez um panorama da situação. As assessoria jurídicas Gislandia da Silva e Chrysia Damoulis explicaram sobre a ação judicial, com o objetivo de determinar um novo cálculo do equacionamento, excluindo os valores do contencioso.

Os participantes deliberaram sobre as propostas apresentas e, ao término, aprovou-se uma campanha focada nas seguintes reinvidicações:

– Solução para o contencioso;

– Não utilização da prerrogativa do voto de desempate;

– Reformulação do Comitê de Investimentos da Funcef;

– Reformulação da política de investimentos;

– Adoção pela Funcef da prática de consultas diretas a participantes;

– Manunteção do Fundo de Acumulação de Benefícios e Fundo de Revisão de Benefícios no plano Saldado;

– Esclarecimentos, que devem ser solicitados por meio do Conselho Deliberativo da Funcef, do que a Fundação avalia como conjuntural, estrutural ou fruto de investimentos mal sucedidos para resultados sinsatisfatórios no plano. Esclarecimentos, também, quanto à existência de apuração relativa a eventuais desvios.

Um ofício foi enviado à CEE/Caixa e espera-se que a Caixa manifeste-se sobre a campanha até o dia 5 de abril.

Para o dia 30 de abril, um novo encontro está marcado ainda sem local definido.

Compartilhe: