Propostas dos trabalhadores serão discutidas no 25º Conecef e encaminhadas à Caixa
Um seminário para discutir a proposta de Plano de Cargos Comissionados (PCC) na Caixa reuniu, no último dia 16, em Brasília, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e os membros do grupo de trabalho formado por um representante de cada federação de bancários e um representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).
Durante o seminário, foi feito um levantamento das expectativas e percepções das bases sindicais a respeito do PCC. Foram debatidos, por exemplo, os problemas com o piso de mercado e com o Com-plemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), além da necessidade de valorização das funções técnicas relacionadas ao papel social da Caixa.
Para os representantes dos trabalhadores, o processo de elaboração do novo PCC precisa ser feito com a mais ampla participação dos empregados, até mesmo daqueles que não possuem cargos comissionados.
• Participe: envie sua sugestão
Com base nesse princípio, foi criado um endereço eletrônico – comissaopcccaixa@fenae.org.br -, de modo a permitir que todos os empregados possam enviar suas sugestões. Também decidiu-se encaminhar ofício à Caixa solicitando dados estatísticos da empresa sobre o atual PCC, que subsidiarão a elaboração da proposta.
Nova reunião entre a CEE/Caixa e o grupo de trabalho do novo PCC está agen-dada para 2 e 3 de março, na capital.
• Grupo de trabalho
A criação desse grupo de trabalho (GT) foi aprovada no 24º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ocorrido em julho do ano passado. Um de seus objetivos é elaborar um levantamento das eventuais propostas dos empregados, que serão debatidas com a Caixa, conforme acordo firmado durante a campanha salarial de 2008. O acordo prevê que a proposta de novo PCC seja finalizada até 30 de junho, com prazo de implantação até 31 de dezembro deste ano.
O GT, que contará com assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), formatará as propostas a serem discutidas e referendadas no 25º Conecef, previsto para acontecer de 23 a 25 de abril.