Na manhã desta quinta-feira (30), representantes da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região organizaram protesto em frente da agência Vila Joaniza, zona sul da capital, contra o fechamento da unidade, previsto para 15 de dezembro. “A Caixa é o único banco que chega onde nenhum outro quer estar. Não podemos deixar de oferecer serviços essenciais para a população da região”, enfatizou o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros.
Representantes de diversos movimentos sociais estiveram presentes e apoiam a luta pelo não fechamento da unidade, entre eles o Conselho de Segurança e o Conselho Participativo de moradores da região. Foi agendada reunião com o prefeito regional da Cidade Ademar, Júlio Carreiro, na segunda-feira (4).
“Vamos permanecer organizando protestos e coletando assinaturas em defesa da agência Vila Joaniza e da Caixa, assim como aconteceu no Jardim Camargo Novo”, ressaltou o diretor da APCEF/SP. A agência Jardim Camargo também estava na lista de agências que seriam fechadas pela direção do banco este ano. No entanto, com apoio da população da região e depois de muito protesto, a Caixa suspendeu o fechamento até janeiro.
Apoio – Em reunião no último dia 25, o vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, e a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, foram à Câmara Municipal de São Paulo cobrar o empenho dos vereadores e do presidente da Casa, Milton Leite (DEM), na luta contra o fechamento de agências da Caixa nos bairros da periferia, e pela manutenção do seu caráter 100% público.
O presidente da Câmara deve apresentar uma moção em defesa dos bancos públicos, que será votada no plenário da Câmara, com o objetivo de ter o apoio dos vereadores. “Eu sou contra a privatização da Caixa. Os bancos estratégicos para a nação brasileira chamam-se Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. E nós não temos condição de abrir mão deles”, afirmou Leite. A mobilização em defesa dos bancos públicos na Câmara Municipal de São Paulo transcende situação ou oposição. “Lutamos na periferia para abrir agências da Caixa e proporcionar um atendimento melhor à população. Portanto, não vamos aceitar o fechamento de nenhuma agência”, afirmou o vereador João Donato, líder do PT na Casa.
>> Assista vídeo produzido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região sobre o fechamento da agência Vila Joaniza: