isonomia

Uma série de atos e manifestações realizadas pelas APCEFs, sindicatos e demais entidades sindicais nas agências da Caixa deram o tom de forte luta e mobilização no Dia Nacional de Luta por Isonomia, na última quinta-feira, dia 11.
A data foi definida após a terceira edição do Encontro Nacional de Isonomia, que aconteceu em agosto deste ano, e tinha como objetivo intensificar a discussão em torno da luta pela igualdade de direitos e benefícios entre todos os trabalhadores dos bancos públicos federais.

A reinvindicação do movimento nacional dos empregados da Caixa vem desde 1998, ano que ocorreram as primeiras contratações em condições diferenciadas. Hoje, as principais reivindicações, neste sentido, consistem no Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e licença-prêmio de 18 dias por ano – direitos que não foram estendidos aos empregados que ingressaram no banco após 1998.

>> Acesse nossa página no Facebook e confira as fotos das mobilizações.

São Paulo, capital
Dirigentes da APCEF/SP, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e da Fetec-CUT/SP estiveram no prédio da Caixa no Brás, região central da capital e, também, na agência São Joaquim.
O prédio no Brás abriga vários departamentos da Caixa, além de setores terceirizados, contabilizando cerca de 1500 trabalhadores.
Na ocasião, foi entregue uma carta aberta preparada pela APCEF/SP e, em seguida, o assunto foi debatido com os empregados das duas unidades.

Ribeirão Preto
No interior também houveram ações de modo a intensificar a mobilização em torno da reivindicação. Os diretores da APCEF/SP, Ivanilde de Miranda e Edvaldo Rodrigues da Silva, estiveram na agência Campos Elíseos, entregaram a carta aberta e, conversaram com os empregados. Foram abordados também assuntos referentes à Campanha Nacional.

Catanduva
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou um ato em defesa da isonomia dos empregados da Caixa, passando pelas três agências na cidade. Os dirigentes sindicais conversaram com os empregados e distribuíram uma carta aberta.

Guarulhos, Grande São Paulo
Uma mobilização foi realizada na agência na praça central, na cidade de Guarulhos, com os diretores da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários da região. Foram debatidos, além da isonomia, os temas que constituem a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional.

Santos
Na cidade de Santos também houveram mobilizações pelo Dia Nacional de Luta por Isonomia, organizado pelo Sindicato regional.  A unidade da Caixa no centro da cidade retardou o atendimento aos clientes em duas horas e houve concentração de trabalhadores, cartazes e carro de som.

Compartilhe: