Ad Agência Fenae
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, o diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, o presidente da Caixa Seguros, Thierry Claudon, o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, e o cantor/compositor Nando Reis lançam nesta quinta-feira, dia 19, às 16 horas, em Brasília (auditório da Caixa Cultural), o projeto “Eu Faço Cultura – Movimento cultural do pessoal da Caixa”, criado por iniciativa da Fenae e das APCEFs.
O projeto “Eu Faço Cultura” registrou mais de oito mil destinações que serão revertidas em projetos culturais espalhados por todo o Brasil. A união de empregados da Caixa em uma grande comunidade possibilitou que o projeto arrecadasse R$ 2,7 milhões, originados da destinação de parte dos impostos devidos desses colaboradores, por meio da lei Rouanet de incentivo à cultura.
O número de doações impressiona se comparado ao que o Ministério da Cultura vinha obtendo nos últimos 15 anos, desde que a lei Rouanet entrou em vigor. Até então, a média de doações era de três mil destinações/ano. Com o aporte dos empregados da Caixa, esse número quase quadruplicou, passando para mais 11 mil destinações.
Este aporte de verbas viabilizará a realização de semanas culturais em 30 cidades, com eventos nas áreas de música popular, música instrumental, literatura e fotografia. A primeira cidade beneficiada será Belém, no Pará, que recebe o “Eu Faço Cultura” a partir de 18 de abril, com a realização de workshops. Na programação, além de oficinas de música e fotografia, haverá ainda uma exposição do fotógrafo Cristiano Mascaro e show do cantor Nando Reis.
O sucesso do movimento “Eu Faço Cultura” foi tão significativo que o projeto ganhou alguns parceiros, como a Caixa Seguros e a Brasil Telecom, que destinaram parte do seus impostos de renda (pessoa jurídica) para a sua viabilização. A Caixa Seguros, principal apoiadora do projeto, praticamente dobrou o valor de incentivo dos empregados Caixa. E os apoios não pararam por aí. A Brasil Telecom foi mais uma empresa que aderiu a essa nova comunidade.
Informações, acesse: www.eufacocultura.com.br.