Da Agência Fenae

Na último dia 8, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) divulgou mensagem para as entidades sindicais de todo o País, na qual avalia como preocupante a postura displicente demonstrada pela empresa na primeira rodada de negociações da campanha nacional unificada deste ano (ocorrida em 6 de setembro), sobretudo sobre os itens deliberados no 22º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (22º Conecef).
Na mensagem, a CEE-Caixa afirma ser inadmissível que a Caixa desrespeite os itens negociados no grupo de trabalho (GT) Funcef e impeça os empregados optantes pelo REB no passado de reverem essa opção e, assim, permanecerem no REG/Replan, “depois de terem sido orientados sobre essa possibilidade não só pelas entidades sindicais, como pela Funcef e pela própria Caixa”. A orientação é de que a pressão seja intensificada, caso a decisão da empresa não seja revista.
No que se refere à interligação dos sistemas ao Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), “uma conquista que deve ser valorizada”, a mensagem da CEE-Caixa recomenda que as entidades sindicais continuem orientando os empregados para que denunciem eventuais tentativas de burlar o sistema e prossigam cobrando da empresa a adoção de login único. O objetivo é impedir que os empregados sejam obrigados a trabalhar com a matrícula das chefias. Os problemas em relação aos registros no Sipon, a exemplo de alguma irregularidade ou falha no sistema, devem ser imediatamente comunicados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), para que sejam tomadas as devidas providências.
As entidades sindicais também são orientadas a manter contatos com todos os demitidos pela RH 008 que possuam ações transitando na Justiça. Eles devem ser informados que a Caixa já está enviando os comunicados e, tão logo recebam o documento, devem ainda procurar as entidades para serem orientados de como proceder.

Compartilhe: