Fonte: Fenae

• No palco do Música Fenae estarão músicos de 22 Apcefs. Grande final será no sábado, com apresentação de 12 canções selecionadas •

Começou em 4 de dezembro, em Maceió (AL), a 9ª edição do Música Fenae. O evento, considerado o maior e mais importante festival de música protagonizado por empregados da Caixa, tem objetivo de apresentar uma amostra musical dos diferentes ritmos e expressões regionais produzidos por 22 Apcefs do país. A grande final acontece no dia 6 de dezembro (sábado), quando 12 canções selecionadas encerram o festival com grande show.

O Teatro dos Bancários e Clube da Apcef/AL são os dois locais escolhidos para a apresentação dos músicos, na seguinte ordem: em 5 de dezembro, 11 músicos das Apcefs se apresentam no palco do Música Fenae, nesta ordem: Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná, Amazonas, Piauí, Amapá, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e Pará. Todos os participantes, no entanto, serão acompanhados por Almir Medeiros e Banda.

O festival da Fenae vai premiar as duas melhores músicas, além das melhores canções nas categorias letra, arranjo e interpretação. Os vencedores de cada categoria receberão pontos para serem resgatados por prêmios no site www.programapar.com.br. Um troféu será dado ao participante vencedor e outro para a associação que ele representa.

No dia 6 de dezembro, sábado, ocorre a grande final com premiação e festa de confraternização com a banda Capim Cubano. O local é o Clube da Apcef/AL.

Confira, a seguir, a relação das canções que serão apresentadas no palco do Música Fenae, com os nomes de seus autores e intérpretes:

Dia 4 de dezembro
1º – Apcef/DF – música “Beira de Rio”. Autor e intérprete: Benê Maia.
2º – Apcef/PE – música “Sopa de Tomates”. Autor e intérprete: Jorge Castilho de Albuquerque Araújo.
3º – Apcef/AL – música “É o Amor Quem Faz Amar”. Autor: Milton Peixoto. Intérprete: Geraldo Rizzo.
4º – Apcef/GO – música “Trajetória”. Autor: Carlos César Costa (Cesinha). Intérprete: Sebastião Rodrigues da Silva (Tião Sodré).
5º – Apcef/PB – música “Estrada da Liberdade”. Autor: Tarcísio Lima. Intérpretes: Tarcísio Lima e Fernanda Régis.
6º – Apcef/RR – música “Flor de Maracujá”. Autor e intérprete: Frank Correa Lima.
7º – Apcef/RS – música “Estância do Sossego”. Autor: Elzo Juarez. Intérprete: Nilo Mota.
8º – Apcef/ES – música “João Mamulengo”. Autores: Dimas Deptulski. Intérpretes: Dimas Deptulski e Efraim Maia.
9º – Apcef/AC – música “Trem”. Autor: Elmira de Farias. Intérprete: Miguel Pacífico.
10º – Apcef/RJ – música “Luiza”. Autor e intérprete: Ronaldo Oliveira.
11º – Apcef/CE – música “Ciranda da Lua Triste”. Autor e intérprete: Eugênio Pachelly Jamacaru de Aquino.

Dia 5 de dezembro
1º – Apcef/BA – música “Me Dê Sossego”. Autor e intérprete: Nilson Aquino.
2º – Apcef/MA – música “Andarilho do Destino”. Autores: João Francisco Rodrigues Neto e Paulo Trabulsi. Intérprete: João Francisco Rodrigues Neto.
3º – Apcef/RN – música “Amena”. Autor e intérprete: Franciso Moura Júnior.
4º – Apcef/PR – música Pedestal”. Autor e intérprete: Carlos Francisco Liparotti Deflon.
5º – Apcef/AM – música “Semente da Vida”. Autor: Antônio Dibo. Intérprete: Ivan Melo.
6º – Apcef/PI – música “Métrica do Amor”. Autores: Leonan Carvalho de Morais Filho, João Sales Neto e Paulo Roberto Oliveira da Silva. Intérprete: Leonan Carvalho de Morais Filho.
7º- Apcef/AP – música “Impressões Amazônicas”. Autor e intérprete: Ademilson Ribeiro Santos.
8º – Apcef/TO – música “Janelas, Portas”. Autor e intérprete: Geanine Romanovski de Toledo Lema.
9º – Apcef/MG – música “Num Disco Voador”. Autor e intérprete: Sylvio Rosa.
10º – Apcef/SP – música “Amazônia”. Autor e intérprete: Flávio Batichotte.
11º – Apcef/PA – música “Viagem até Você”. Autor e intérprete: Ricardo Dornas Marins.

Histórico
Há 22 anos, a Fenae realiza festivais de música entre os empregados da Caixa. Inicialmente, esses eventos eram denominados Festival da Canção dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Fenec), depois recebendo a denominação de Música Fenae. Salvo algumas exceções, os festivais nacionais ocorrem a cada dois anos e reúnem empregados classificados em festivais estaduais promovidos pelas Apcefs.

A primeira edição ocorreu em 1986, em Vitória (ES). Um ano depois, em 1987, Manaus (AM) sediou a segunda edição. O palco da terceira edição, em 1989, foi Porto Alegre (RS). Em 1991, a quarta edição do Música Fenae aconteceu em Campos do Jordão (SP). A capital do Maranhão, São Luís, foi a sede da quinta edição, em 1993.

Depois de uma pausa de cinco anos, o Música Fenae foi retomado em 1998 e ocorreu em João Pessoa (PB) a sexta edição do evento. A cidade de Natal (RN) foi a sede da sétima edição, em 2004. Em 2006, a oitava edição do festival teve como palco Salvador (BA).

Compartilhe: