A vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Clarice Coppetti, foi a representante oficial da presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, na festa que comemorou os 100 anos da APCEF/SP em 20 de abril, na capital.
Leia, abaixo, íntegra da mensagem da presidente da Caixa à APCEF/SP:
“Meus caros e caras, esta será um noite especial e eu gostaria de poder compartilhar essa comemoração com vocês. Ontem mesmo (19 de abril), estive em outro momento significativo para os empregados da Caixa.
Apresentamos, no Caixa Cultural de Brasília, o projeto Eu Faço Cultura, com o ministro Gilberto Gil, a Fenae, a Funcef e a Caixa Seguros.
Um projeto que está fazendo história na Lei Rouanet pela força e mobilização que sempre foram características dos empregados da Caixa. Um projeto organizado por uma entidade dos trabalhadores, que é a Fenae.
Ontem, eu também li uma notícia que quero partilhar com vocês. A Comissão Pastoral da Terra divulga que o maior índice de violência no campo se dá justamente onde o movimento social está menos organizado.
Refletindo sobre esses dois fatos, eu quero dizer a vocês que eu valorizo a organização das pessoas em torno da cidadania. Porque é preciso que tenhamos, no Brasil, uma grande capacidade de diálogo e de estabelecimento de parcerias estratégicas para mudar a realidade. Para reduzir a desigualdade social. E nós, na Caixa, sabemos o que significa isso.
Fomos capazes de dar resposta a grandes desafios, passamos por momentos que pareciam insuperáveis. E cá estamos nós, como parceiros fundamentais de um processo de desenvolvimento que está dado, que vai acontecer, porque a sociedade quer.
Um processo que se dará com distribuição de renda, com inclusão social e com todos os problemas que um País do tamanho do Brasil tem.
Quando olhamos nosso papel no PAC, percebemos o tamanho da confiança que o presidente Lula deposita em nós. É porque somos merecedores. E porque ele tem a sensibilidade de perceber isso.
Eu sempre digo do meu orgulho de pertencer a esse corpo de empregados que faz a Caixa. Porque nós temos uma vocação e uma capacidade de responder a desafios, porque sabemos do nosso papel e o desempenhamos em momentos difíceis, de conflito, mas sempre em um processo de construção.
Nosso caminho não foi fácil e os mais antigos, aqui, sabem do que falo. Mas, olhando para os novos, eu digo a vocês – vocês têm a honra e nos dão a honra de partilhar uma missão que é nobre: transformar a realidade do Brasil.
Eu tenho visitado todo o País. E digo a vocês que a alegria que vejo nas pessoas que conseguem sua moradia, que saem do aluguel, da lona das cidades, dos acampamentos, que vêm conversar comigo e dizer da mudança que sua vida teve, a partir da ação do Governo Federal, da parceria com Estados, municípios, entidades do movimento social, faz valer a pena cada minuto que dedicamos à Caixa. Em qualquer unidade onde nós estejamos, seja na agência, na filial, na retaguarda, na matriz, damos nossa contribuição para que a nossa empresa seja o que é: o principal agente de políticas públicas do Brasil.
Por isso nós temos feito questão de reconhecer o tempo de serviço dos empregados, porque a verdade é que as pessoas passam os melhores anos de sua vida aqui, conosco. Por isso é que temos dedicado atenção ao diálogo com as entidades, porque a gestão nos impõe responsabilidades e nós as assumimos e cumpriremos. Faremos isso com a tranqüilidade de quem sabe a importância da relação parceira, respeitosa.
A APCEF/SP participa desse caminho e hoje comemora um século desde sua criação, como uma organização de pessoas que buscam um espaço de diálogo, de luta e de alegria, porque é preciso ter alegria para viver essa aventura humana.
Parabenizo a todos e a todas que fizeram parte da história da Associação dos Empregados da Caixa de São Paulo, na pessoa da Fabiana Matheus, dizendo que, assim como a Caixa, a APCEF/SP é um entidade que traz o feminino em si. O feminino que não é prerrogativa apenas das mulheres, que significa o cuidar.
Cuidar do outro, partilhar, construir.
Um grande abraço e uma excelente noite a todos e a todas.
Maria Fernanda Coelho
Presidente da Caixa Econômica Federal”