Da Agência Fenae
Uma passeata com percurso da Praça do Patriarca até a Avenida Paulista, na capital paulista, seguida de distribuição de material para a população com as reivindicações dos bancários, marca o lançamento oficial da campanha salarial 2009.
O ato acontece em 10 de agosto e servirá para esquentar as baterias da entrega da pauta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a ser feita pelo Comando Nacional dos Bancários, às 15 horas.
Essa pauta foi aprovada na 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, evento realizado de 25 a 29 de julho, em São Paulo. O formato de negociação da campanha salarial deste ano será o de mesa única para reivindicações gerais e mesas concomitantes para as questões específicas de cada banco.
Neste ano, os bancários reivindicam reajuste salarial de 10% (reposição da inflação mais 5% de aumento real), PLR de três salários mais R$ 3.850, fim das metas abusivas e do assédio moral, Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), valorização dos pisos salariais e das verbas, além de mais segurança nas agências para bancários e clientes.
Leia sobre a entrega da pauta à direção da Caixa.