Nesta semana o Banco Central divulgou estudo no qual revela que os bancos públicos foram decisivos para o desenvolvimento do Brasil em 2014. É que essas instituições aumentaram em 19,6% o crédito direcionado, aquele que financia a casa própria e a agricultura, e é responsável por 48% dos empréstimos no país.

É dito, por exemplo, que de todos os empréstimos concedidos, 53,4% tiveram participação dos bancos públicos federais. Em 12 meses, segundo o BC, o crédito nas instituições financeiras estatais cresceu 16,5%, enquanto nos privados nacionais subiu 6,4% e nos estrangeiros, 4,5%.

O estudo aponta ainda que, diante da atividade econômica mais fraca, a demanda por crédito caiu. Tanto que o valor total da carteira de crédito do sistema bancário, incluindo operações com empresas e consumidores, cresceu 11,3% no ano passado, sendo a menor variação desde 2007.

Mas, apesar do quadro adverso, os empréstimos dos bancos chegaram a um valor inédito de R$ 3,02 trilhões. Isto significa que, na comparação com o Produto Interno Bruto (PIB), o crédito passou de 56%, em 2013, para 58,9% em 2014.

Fonte: Fenae Net
Compartilhe: