Da Contraf-CUT
Fruto da Campanha Nacional deste ano, a Contraf-CUT e a Fenaban instalaram na quinta-feira, dia 16, o Grupo de Trabalho para Prevenção Coletiva de Conflitos no Ambiente de Trabalho, que vai discutir, entre outros temas, a prevenção do assédio moral nos bancos. Durante a reunião, os bancários destacaram os itens prioritários de reivindicações e agendaram com os banqueiros a primeira reunião de trabalho do GT: será no dia 8 de dezembro.
“Ficou acertado que no próximo encontro as duas partes vão apresentar suas propostas de solução de conflitos, que serão analisadas. O tema principal em pauta ficou para a violência organizacional dos bancos, que vai além da discussão sobre o assédio moral” – afirmou o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Plínio Pavão.
A Contraf-CUT e a Fenaban também fecharam um acordo sobre o tamanho do Grupo de Trabalho. Ele será composto por 10 representantes dos trabalhadores e outros 10 dos banqueiros, incluindo as assessorias técnicas.
“Agora esperamos finalmente avançar neste problema do assédio moral, que foi um dos principais eixos da Campanha Nacional dos Bancários. Esse GT é uma conquista muito grande porque é a primeira vez que os banqueiros aceitaram discutir esses assuntos. Só o assédio moral atinge, hoje, mais de 32 mil bancários” – explicou Plínio Pavão.
Segundo ele, os bancários e os banqueiros terão um tempo para se inteirar das propostas de cada parte e o GT será retomado, após a próxima reunião, em fevereiro, depois das festas de final de ano e quando começam os encontros regulares.