Da Agência Fenae
Em reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef, realizada na última quinta-feira, dia 18 de novembro, em Brasília, os conselheiros eleitos voltaram a manifestar o sentimento de inconformismo dos participantes face à demora na definição sobre a incorporação do REB ao Novo Plano. O assunto está sendo analisado na Secretaria do Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
A incorporação do REB ao Novo Plano foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Funcef em maio deste ano. Depois disso, a questão foi remetida para o Conselho Diretor da Caixa e, em seguida, para os órgãos governamentais controladores. A expectativa era que a decisão final fosse tomada em 60 dias após a aprovação do CD, mas já se vão seis meses e os participantes do REB ainda estão sem saber o que vai acontecer com eles. “Temos que resolver rapidamente este assunto, porque a indefinição gera novos problemas e aumenta a insegurança e a insatisfação entre os participantes”, frisou a conselheira eleita Fabiana Matheus.
Seleção de conselheiros
O Conselho Deliberativo aprovou a proposta da Diretoria de Participações Societárias e Imobiliárias (Dipar) de não realizar este ano o processo seletivo de representantes da Fundação para Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais de empresas em que a Funcef detém participação acionária. A decisão foi motivada pela constatação de que há ainda grande número de pessoas no banco de selecionados e de que há um custo considerável para a realização do processo seletivo.
A seleção de conselheiros será retomada em 2011 e a intenção da Dipar é assegurar que eventuais adequações ao processo sejam concluídas em março do próximo ano. Os conselheiros eleitos informaram que apresentarão as propostas de aperfeiçoamento, conforme deliberado no Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef).