Bancários e trabalhadores de outras categorias participam nesta sexta-feira, 30 de agosto, do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra a precarização de direitos dos trabalhadores, que tem como um dos eixos centrais o combate ao PL 4330 da terceirização, que retira direitos e precariza o emprego.
"Vamos juntarnos às demais categorias de trabalhadores na luta por nossos interesses comuns, como a retirada do PL 4330, o fim do fator previdenciário, mais investimentos em educação, transporte público de qualidade, reforma política e reforma tributária", convoca o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.
Em São Paulo, o ato conjunto será realizado a partir das 15 horas, no vão livre do Masp (Avenida Paulista, 1.578). Participe!
Trâmite do PL – De autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), o PL 4.330 libera a terceirização sem limites – inclusive na atividade principal da empresa, seja ela privada ou pública – e acaba com a responsabilidade solidária, na qual a contratante arca com as dívidas trabalhistas não pagas pela terceirizada.
Além de diversas mobilizações contra a aprovação do projeto no Congresso Nacional, a CUT participou de várias rodadas de negociação na mesa quadripartite formada pelas centrais, empresários, governo e parlamentares. Porém, não houve avanço em pontos fundamentais para a garantia de direitos dos trabalhadores, já que o empresariado e o relator do PL, o deputado Artur Maia (PMDB-BA) continuam intransigentes e querem impor a terceirização ilimitada.
A mesa de negociação será encerrada na próxima reunião, em 2 de setembro, segunda-feira. A votação está prevista para o dia 3.