O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nomeou o advogado Mauro Caseri como novo ouvidor das polícias no estado.

Ele foi escolhido por meio de uma lista tríplice enviada ao chefe do Executivo estadual.
Caseri disputava o posto contra Cláudio Aparecido da Silva, atual chefe da Ouvidoria, e o também advogado Valdison da Anunciação Pereira. Os três nomes são contrários à política de segurança pública da gestão Tarcísio.

A lista tríplice foi elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) por meio de uma votação interna.

O advogado escolhido ocupava o cargo de chefe de gabinete de Cláudio Aparecido e afirmou, em entrevista à TV Globo, que teve uma “longa conversa” com o atual ouvidor e que dará “continuidade” ao seu trabalho. “Eu tenho uma causa, a dos desvalidos, desfavorecidos”, apontou.

“O Condepe tem como obrigação abrir o processo eleitoral e encaminhar a lista tríplice ao governador que, dentre os mais votados, escolhe um. Este ano teve um empate no terceiro lugar, o que levou a coordenação da eleição a uma audiência pública e posterior votação do desempate, lembrando que é preciso que a sociedade civil se aproprie dos seus direitos de fiscalizar e acompanhar a gestão”, lembrou o diretor da Apcef/SP Edvaldo Rodrigues.

A troca no comando da Ouvidoria ocorre em meio a uma crise na segurança pública do estado, com diversos casos de violência policial. O órgão é responsável por receber denúncias do tipo, mas não tem como função investigar ou punir os agentes.

Compartilhe: