Não é novidade o fato de a APCEF/SP receber, com freqüência, inúmeras denúncias sobre condições de trabalho, mas os problemas referentes à gestão de pessoas têm aumentado nos últimos tempos.

• Impessoalidade

Exemplo dessa situação foi relatado por uma empregada da agência Porto Geral, na capital, que está em licença-médica por causa de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), desde fevereiro deste ano.
“Depois de 24 anos de Caixa, sendo 19 deles dedicados à função gerencial, fui informada por telegrama, em 20 de maio, sobre a dispensa do cargo em comissão de gerente de relacionamento” – indignou-se a empregada que, em dezembro de 2007, recebeu uma homenagem da SR Sé por ser “Prata da Caixa”, ou seja, por estar entre os 10 maiores vendedores da Caixa Seguros.
Ao entrar em contato com o gerente geral da unidade para saber quais motivos o levaram a tomar tal atitude, de maneira tão impessoal, o espanto da empregada foi ainda maior. “Ele me disse que, como não tinha previsão de quando eu voltaria da licença-médica, decidiu destituir-me da função simplesmente” – contou.
Para a empregada, a decisão do gerente demonstrou uma inaceitável falta de ética na gestão de pessoas. “Sabe o que isso tudo causou em mim? Uma completa desmotivação para retornar ao trabalho que tanto gosto de fazer” – desabafou a empregada.

• Posicionamento da gerência

A APCEF/SP entrou em contato com o gerente geral da agência Porto Geral, Adalberto Barbosa de Sousa, para saber os motivos que levaram à destituição da função da empregada durante o período de afastamento. “Em nenhum momento o fato de a empregada estar em licença-médica motivou a decisão da gerência. A destituição ocorreu por questões de desempenho profissional” – afirmou o gestor da unidade.
De acordo com a empregada, em janeiro deste ano, antes de entrar em licença, foi feita, por ela, uma captação de poupança no valor de R$ 6 milhões.
Questionado sobre o método adotado para comunicar a empregada sobre a decisão – o uso do telegrama -, o gerente contou que havia tentado conversar com ela por telefone, sem sucesso. “Como o contato não foi possível, utilizei-me de um dos métodos previstos em normativo para contatá-la” – contou Adalberto.
Para o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto, a habilidade de comunicação – competência essencial para um bom líder – precisa ser melhor utilizada pelos gestores da Caixa. “O diálogo é imprescindível para que situações de constrangimento como essas sejam evitadas” – finalizou.

• Em caso de denúncia, ligue para a APCEF/SP (11) 3017-8313 ou envie e-mail para: sindical@apcefsp.org.br.

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