*** Confira outros assuntos discutidos na reunião do Conselho Deliberativo
Funcef irá parcelar valores para o participante que optar pelo aumento retroativo da contribuição
Em reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef, realizada no último dia 13, a diretoria da Fundação informou que acatou o ofício enviado pela APCEF/SP solicitando o parcelamento dos valores para os participantes que optarem pelo aumento do porcentual de sua contribuição de forma retroativa.
O documento da APCEF/SP foi encaminhado para a diretoria da Funcef em 8 de junho.
• Ofício
Outra solicitação feita pela APCEF/SP no ofício diz respeito à disponibilidade de um simulador no site do fundo de pensão para que o participante tenha idéia do valor de seu benefício, caso decida alterar o porcentual de contribuição.
Basta acessar: www.funcef. com.br, ícone Serviços e Números e entrar com sua senha. Caso não possua senha, o cadastro pode ser feito na hora.
“A Funcef demorou para possibilitar o aumento do porcentual da contribuição. É justo que o participante que quiser fazer a opção retroativa a setembro de 2006 possa parcelar o valor devido” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP e membro eleito do Conselho Deliberativo do fundo de pensão, Fabiana Matheus. “A Fundação deve disponibilizar, em breve, como será feito tal parcelamento” – completou.
• Alienação de terreno em Salvador
Na reunião do dia 13, os membros do Conselho Deliberativo aprovaram a alienação do terreno, em Salvador, na Bahia, onde funcionava o Parque Aquático Wet´n Wild Salvador, mediante permuta financeira a um porcentual de 12,5% sobre o Valor Geral de Venda (VGV) do empreendimento imobiliário a ser desenvolvido no local.
A alienação foi feita para as empresas Rossi Residencial S/A, Gafisa S/A e OAS Empreendimentos que, em 2006, decidiram por uma formulação conjunta de proposta para aquisição do terreno.
O empreendimento estava com as atividades suspensas desde 2001. Em 2004, a diretoria da Fundação já havia lançado o terreno a prejuízo.
“Esse terreno em Salvador era mais um daqueles empreendimentos-problema que a Funcef possuía e que, agora, está sendo solucionado, inclusive com reversão de parte dos prejuízos” – explicou Fabiana Matheus.
• Conselheiros suplentes
Durante o encontro, também foi aprovada uma antiga reivindicação dos conselheiros eleitos – desde 2002: a participação dos conselheiros suplentes nas reuniões do Conselho Deliberativo.
“A decisão é democrática e fortalece o debate em torno dos assuntos de interesse dos participantes do fundo de pensão” – comemorou Fabiana Matheus.
• Reajuste
A diretoria da Funcef informou, também, que o reajuste de 3,54%, decorrente do fundo de revisão de benefício saldado, será aplicado de forma retroativa a janeiro deste ano da seguinte forma:
– em junho será creditado o porcentual de 3,54%;
– em julho será creditado os atrasados de janeiro a maio.