Da Agência Fenae
As entidades associativas dos diversos segmentos de empregados da Caixa, incluindo representações dos aposentados, reuniram-se em 3 de outubro, em Brasília, com a Diretoria Executiva da Funcef. O objetivo do encontro foi debater propostas comuns para a superação dos problemas que envolvem o processo de Saldamento do REG/Replan e a adesão ao Novo Plano da Funcef.
Participaram dirigentes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Federação Nacional dos Aposentados da Caixa (Fenacef), da Federação Nacional dos Gerentes da Caixa (Fenag), da Associação Nacional dos Advogados da Caixa (Advocef), da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac) e da Associação Nacional dos Auditores da Caixa (AudiCaixa).
A reunião durou o dia todo e contou, em sua fase final, com as presenças dos vice-presidentes da Caixa João Dorneles (Controladoria) e Clarice Coppetti (Tecnologia) – ambos integram o Conselho Deliberativo da Funcef, sendo Dorneles o seu presidente.
A importância das questões que envolvem o Saldamento do REG/Replan e o Novo Plano da Funcef pode ser dimensionada por um fato que levou vários dos presentes a registrá-lo e a parabenizar a Fenae pela iniciativa de convocar o encontro, ocorrido ontem. A reunião de entidades de todos os segmentos foi a primeira da história do movimento associativo dos empregados da Caixa.
As discussões foram extremamente frutíferas e produziram propostas objetivas para a superação dos problemas que dificultam a opção pelo Saldamento do REG/Replan, com a conseqüente adesão ao Novo Plano da Funcef. Da histórica reunião das representações de todos os segmentos dos empregados da Caixa saíram as seguintes proposições:
1) Adiamento do prazo para opção pelo Saldamento até 30 de novembro, com manutenção
de 31 de agosto como data para procedimento dos cálculos.
2) Manifestação explícita da patrocinadora sobre as ações judiciais em caso de Saldamento e adesão ao Novo Plano, tendo por base o parecer jurídico oferecido pela Fenae.
3) Intensificação da campanha de esclarecimentos pela Caixa e pela Funcef, com a colaboração das entidades representativas dos empregados, tendo também como foco, além do Saldamento do REG/Replan, o ingresso dos 20 mil empregados que estão fora da Funcef.
Ao tomarem conhecimento das propostas das entidades associativas, os vice-presidentes da Caixa João Dorneles e Clarice Coppetti sugeriram o encaminhamento formal das sugestões à direção da empresa para que sejam apreciadas pelo Conselho Diretor em reunião a ser convocada para a próxima sexta-feira, dia 6.
A Fenae apresentou proposta de voto a ser encaminhado ao Conselho Deliberativo da Funcef, pelos conselheiros eleitos, para que seja explicitada a interpretação quanto ao termo de adesão ao Novo Plano, no que se refere às ações judiciais. O objetivo é dar segurança de que não haverá risco de prejuízo às ações judiciais de cunho trabalhista, para quem deseja optar pelo Saldamento do REG/Replan e aderir ao Novo Plano.