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A primeira reunião do Fórum Regional de condições de trabalho ocorreu nesta quinta-feira, dia 2, na sede da Gipes/SP, na capital paulista.

Foram abordados problemas de infraestrutura em diversas agências, principalmente em relação a climatização e ventilação como a falta de ar-condicionado. Assim como a falta de acessibilidade em muitas unidades. Outro ponto debatido foi o estabelecimento de procedimentos em caso de reformas para minimizar os transtornos e preservar as condições de trabalho.

A cobrança abusiva de metas, prática que vem sendo denunciada por estar ocorrendo pelos celulares pessoais dos empregados e em horários fora de expediente, também entrou na pauta da reunião. “Este é um problema recorrente nas unidades da área abrangidas aqui, temos relatos de que a cobrança de resultados e comunicação fora do horário de expediente, o que é uma afronta aos direitos dos empregados. Uma mensagem encaminhada ou recebida após a marcação de saída no ponto, por exemplo, configura trabalho sem registro, fazendo com que as chefias e os empregados possam responder administrativamente e juridicamente pela irregularidade na jornada”, explicou Leonardo dos Santos Quadros, diretor da APCEF/SP.

A Caixa sugeriu que o debate seja levado ao fórum nacional e para a mesa permanente. Os representantes dos empregados concordaram com o encaminhamento tendo em vista que esta é uma pauta que as entidades incluíram as 11 SRs abrangidas pelo fórum.

O fórum

O fórum paritário conta com a participação de representantes dos empregados, por meio das entidades, e representantes de diversas áreas da Caixa como Gipes, Gilog, Giseg, entre outras.

Ele teve início em São Paulo, em 29 de janeiro de 2015, em caráter piloto. Homologado na campanha salarial de 2014, os projetos do Fórum Regional tiveram data prevista para término em 31 de agosto de 2015. Em março de 2016 ocorreu reunião do Fórum Nacional e a avaliação do projeto-piloto.

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