Fonte: Fenae

Os membros eleitos para a diretoria e para os conselhos da Funcef continuam defendendo a mudança do método de custeio do REG/Replan de Crédito Unitário Projetado, conhecido como PUC, para Idade de Entrada (IEN). O assunto foi um dos temas debatidos na reunião do Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos, realizada ontem em Brasília (DF), com a presença de representantes da Fenae, Fenacef, Contraf/CUT e Fenag.

O presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, e o diretor de Benefícios da Funcef, Carlos Caser, relataram as gestões que fizeram para convencer a Caixa de que a mudança no método do custeio do REG/Replan não-saldado é boa para o participante e diminui também os custos da patrocinadora. No entanto, a Caixa tem se mostrado irredutível e pretende aumentar a contribuição desse plano de benefícios.

Na ocasião, os dirigentes das entidades e os representantes eleitos para a Funcef criticaram mais uma vez esse posicionamento autoritário da Caixa, deixando claro que vão continuar buscando alternativas para evitar esse aumento na contribuição dos participantes.

• Incorporação do REB pelo Novo Plano
O encontro debateu também o plano de incorporação do REB pelo Novo Plano, que foi elaborado pela Diretoria de Benefícios da Funcef, e apreciado pelo Fórum em reuniões anteriores. Carlos Caser apresentou uma minuta do plano para as diversas instâncias da Caixa. A empresa respondeu com críticas a diversos pontos, entre eles a possibilidade de multipatrocínio, a inclusão de empregados da própria Funcef, e a opção de contribuição retroativa a setembro de 2006.

O Fórum defende essa incorporação o mais rápido possível, para satisfazer a expectativa dos participantes do REB, uma vez que o Novo Plano oferece regras mais favoráveis: base de contribuição inclui Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), paridade contributiva vai até 12%, resgate é de 100% do saldo de conta, pecúlio por morte é de 2,5 Salário Real de Benefício (SRB) ou proventos Funcef mais INSS, há fundo para Revisão do Benefício e há a pensão para filhos até 24 anos e companheiro (a) do mesmo sexo.

• Alteração do regulamento REG/Replan e remuneração variável
Dois assuntos geraram extensos debates na reunião do Fórum: a necessidade de alterar algumas cláusulas no regulamento do REG/Replan e a política de recursos humanos que estuda um método de remuneração variável para os empregados da Funcef.

A Diretoria de Benefícios e os representantes eleitos avaliam que estes assuntos merecem um aprofundamento mais detalhado, ficando esse debate para ser feito ao longo de 2009.

Compartilhe: