reunião terceirização

O Fórum de Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização reuniu-se na última segunda-feira, dia 10, e decidiu encaminhar carta à presidenta Dilma Roussef, alertando-se sobre os riscos da regulamentação da terceirização no país.

A medida foi adotada diante da possibilidade de entrada na pauta de votação do PL 4.330/2004 da terceirização ainda este ano na Câmara dos Deputados. Este projeto de lei, que está em tramitação no Congresso Nacional, busca reduzir os custos do trabalho no Brasil a partir do tratamento diferenciado entre os trabalhadores, dividindo-os entre os contratados diretamente pela empresa e detentores de mais direitos e os terceirizados, com menos direitos.
O documento a ser encaminhado a Dilma terá como princípio o mote da campanha “Nem que vaca tussa, em direito dos trabalhadores não se mexe”. Será lembrado à presidenta os compromissos assumidos por ela durante a campanha eleitoral, que se contrapõem radicalmente aos termos do PL 4.330.

Na avaliação do Fórum, as consequências da terceirização para os trabalhadores será achatamento dos salários, aumento da jornada e dos acidentes de trabalho. Haverá, além disso, a pulverização da representação sindical, com o enfraquecimento da luta das atuais categorias organizadas, chegando até a figura de empresas com um único trabalhador (PJ), dentre outros aspectos nefastos para a classe trabalhadora.

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: