Por ocasião de audiência com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, realizada nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Brasília (DF), o presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, e o presidente da Fenacef, Décio de Carvalho, cobraram providências urgentes para a incorporação imediata do REB pelo Novo Plano, alvo de seguidas protelações desde o saldamento do REG/Replan, em 2006.

Em resposta a essa demanda, Hereda disse que na reunião de julho do Conselho de Administração da Caixa o assunto está pautado e deverá ser aprovado. Na ocasião, os dirigentes das entidades representativas dos empregados lembraram ao presidente da Caixa que a medida visa reparar uma injustiça que atinge cerca de 12 mil participantes ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao REB, ainda impedidos de usufruir de todos os benefícios e vantagens previstas pelo regulamento do Novo Plano.

Pedro Eugenio e Décio de Carvalho também manifestaram o desejo de ver a situação dos bancários que permanecem no REG/Replan não-saldado solucionada. A discriminação a esses colegas, impedidos pela empresa de aderir ao Plano de Cargos e Salários/PCS de 2008 e ao Plano de Funções Gratificadas (PFG), tem gerado país afora insatisfação generalizada no movimento sindical e associativo dos empregados da Caixa. Foi reivindicada, mais uma vez, o fim dessa discriminação, assim como igualdade de condições entre os empregados que migraram para o PFG e aqueles que continuam no Plano de Cargos Comissionados (PCC), com garantia de participação em todos os Processos Seletivos Internos (PSIs).

Os presidentes da Fenae e da Fenacef entregaram a Hereda um documento, no qual reivindicam, entre outros pontos, a revisão de benefícios da Funcef e a extensão do auxílio-alimentação e da cesta-alimentação a todos os aposentados e pensionistas. O documento solicita ainda solução imediata para pendências como passivo judicial da Funcef, Saúde Caixa – a reivindicação é para que esse plano de saúde seja estendido aos aposentados oriundos do Plano de Apoio à Demissão Voluntária (PADV) e mulheres pré-79, cujo benefício não é equiparado percentualmente aos dos homens na mesma condição.

Presente também à reunião, o diretor de RH da Caixa, Nelson Antonio de Souza, informou que o Conselho Diretor do banco aprovou a reabertura do Plano de Apoio à Aposentadoria (PPA). Isto ocorrerá nas mesmas condições do anterior, com opção de as adesões serem concluídas até o dia 31 de dezembro 2012, com desligamento da empresa até junho do próximo ano.

Eleição de representante dos empregados
Na reunião com Hereda, o presidente da Fenae solicitou a imediata definição sobre o processo de eleição de representante dos empregados no Conselho de Administração. Foi informado, na ocasião, que o tema está sendo avaliado pela área jurídica do banco.

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: