A APCEF recebeu denúncia, no início de junho, de que a Caixa, mais uma vez, está convocando seus empregados para trabalhar nos finais de semana, sem o devido pagamento pelo serviço.
A nova moda na Caixa, agora, é a realização de “pequenos feirões”, organizados pelas Superintendências Regionais com o objetivo de alavancar seus negócios no setor imobiliário. No entanto, os empregados que se dispõem a trabalhar não recebem por isso.
“É um abuso dos gestores da Caixa não previrem o devido pagamento dos direitos trabalhistas referentes à jornada no fim de semana. Não existe serviço voluntário quando se há um contrato de trabalho”, comentou a diretora da APCEF Ivanilde Miranda.
Justiça reconhece direito ao descanso – no início de maio, a Caixa convocou empregados de todo o País para trabalharem no sábado, 12 de maio, véspera do Dia das Mães, a fim de atender a demandas do programa Melhor Crédito.
Em diversas localidades, a Justiça concedeu liminar impedindo a abertura das agências. O direito ao descanso foi garantido na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, em Bauru, em Santa Catarina, em Sergipe, no Rio Grande do Sul, no Ceará e no Espírito Santo.
Também ocorreram manifestações em diversas cidades contra a decisão arbitrária da Caixa. No interior foram registradas atividades em Ribeirão Preto, Catanduva, São José do Rio Preto e Campinas.
Denúncia ao presidente da Caixa – em 18 de maio, representantes dos trabalhadores fizeram uma manifestação e entregaram uma carta ao presidente da Caixa durante o Feirão da Casa Própria, na capital.
No documento, os representantes dos trabalhadores pediam que a Caixa fosse realmente a melhor empresa para se trabalhar e que valorizasse o seu quadro funcional, garantindo o pagamento de todos os direitos referentes ao trabalho extra no fim de semana.
Em conversa com dirigentes da APCEF, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, disse que estava pensando no assunto.
“Precisamos de medidas efetivas para coibir esse tipo de abuso. Se a hora extra é feita, deve ser paga. É um direito garantido em lei, que tem de ser respeitado pela Caixa”, comentou Ivanilde Miranda.
Denuncie – se você foi convocado para algum desses “pequenos feirões” organizados pelas superintendências regionais, entre em contato com a APCEF pelo telefone (11) 3017-8315 ou com o Sindicato de sua região para que seja garantido o pagamento das horas trabalhadas.
Manifestação durante o Feirão da Casa Própria, na capital, em maio