Neste sábado (8), a Caixa abre mais uma vez para atendimento de saques das contas inativas do FGTS. Para dar conta da demanda, a direção da Caixa enviou "convite" aos empregados. Confira alguns esclarecimentos:
Gilberto Occhi, presidente da Caixa: “vamos pagar as horas extras dos sábados e as duas horas em que as agências abrirem mais cedo”.
– Excelente! O trabalhador trabalhará em dia em que deve receber sem precisar trabalhar e receberá por ter trabalhado! Ao menos o presidente não “convidou” para o trabalho gratuito.
Ainda Occhi: “Estamos tentando compensar o valor da PLR com essas horas extras”.
– Há empregados apreensivos, pois a queda da PLR foi tamanha que não seria surpresa a Caixa convidar para o trabalho aos domingos.
Antecedência: convite-surpresa. Sabe-se da ação FGTS desde o final de 2016, o modelo de convite chegou em fevereiro e o 8 de abril foi anunciado dia 3!
– Bancários, esqueçam outros convites que possam ter recebidos com antecedência.
Gerência Nacional à rede: “As horas deverão ser integralmente remuneradas (100%)”.
– Ora, se o contrato não prevê cumprimento de jornada naquele dia, as horas todas devem ser pagas, integralmente. Se fossem consideradas 50%, era o trabalho pela metade do salário!
Convite: O educado texto da Caixa menciona “empregados que tenham interesse em participar”.
– Por causa do “tenham interesse”, gestores entregam o convite mediante recibo, cópia com carimbo de “ciente” e reuniões de incentivo à aceitação do convite. Enfim, demonstram seu conhecimento gramatical e deixam claro que, embora não dicionarizado, na Caixa o substantivo masculino “convite” é sinônimo do substantivo feminino “convocação”.