Foto: Gerardo Lazzari – Seeb/SP

Depois de 10 dias de paralisação, os empregados votaram pela aceitação da proposta apresentada pela direção do banco na madrugada do último dia 26.
A decisão foi tomada em assembleias realizadas nos dias 26 e 27 de setembro.
“A proposta registra conquistas importantes como o pagamento da PLR Social pelo terceiro ano consecutivo e as melhorias das condições de trabalho dos tesoureiros”, comentou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. “Os avanços só foram possíveis com a forte mobilização dos empregados, que se mantiveram  firmes no movimento paredista”, completou o dirigente.
Confira, a seguir, os itens específicos negociados entre o Comando Nacional e a direção da Caixa.

CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS
A Caixa compromete-se a ter em seu quadro de pessoal 92 mil empregados até dezembro de 2012 e 99 mil empregados até dezembro de 2013.

MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO
Pagamento de despesas de 50 medicamentos de uso contínuo não custeados pelo SUS, cujos porcentuais de reembolso serão de 50%, 80% e 100%, de acordo com a patologia indicada no relatório médico.

PROMOÇÃO POR MÉRITO
Redução das horas de treinamento para promoção por mérito de 100 para 70 horas.

FORMAÇÃO AMPLIADA

A Caixa compromete-se a ampliar em 3.230 as bolsas de incentivos à formação do trabalhador, por meio de edital único centralizado na Matriz, para todos os empregados acima de 91 dias de trabalho: 800 bolsas para idiomas; 1.380 para graduação; 950 bolsas para pós-graduação; e 100 bolsas para mestrado.

LICENÇAS
Alterar de um para dois dias por ano a licença para internação hospitalar por motivo de doença de cônjuge ou companheiro, filho, pai ou mãe.

LICENÇA-ADOÇÃO
No caso de adoção ou guarda judicial, a adotante terá direito à licença remunerada por 180 dias, com exclusão do limite de idade de 12 anos do adotado.

SAÚDE CAIXA
Será constituído GT para tratar do plano Saúde Caixa, observando a sua sustentabilidade. O grupo se reunirá em até 30 dias após a assinatura do acordo. As propostas de modificações do Plano de Saúde serão apresentadas à Depes. Fica mantido o GT Saúde do Trabalhador.

LOGIN ÚNICO
Implantar o acesso à rede de computadores em estação única em cinco unidades da MZ, em fase piloto, no 4º trimestre de 2012 e concluir a implantação em 31 de agosto de 2013.

DESCOMISSIONAMENTO
A Caixa assume o compromisso de apresentar, até 31 de março de 2013, estudos sobre descomissionamento de funções gratificadas, a partir das contribuições apresentadas pelas entidades representativas.

HORAS DE ESTUDO
Os empregados deverão dispor de seis horas por mês para estudos junto à Universidade Caixa dentro da jornada de trabalho, na metodologia a distância, em local apropriado na unidade.

TESOUREIRO EXECUTIVO
A Caixa apresentará até 31 março 2013 plano de ação para resolução definitiva sobre saúde, segurança e condições de trabalho.
O pagamento de substituição com remuneração apurada por minuto nas ausências parciais ou pausa para almoço do tesoureiro, condicionada à existência de saldo de minuto para essa substituição na unidade, limitada a 480 minutos por dia para cada empregado. Implementação a partir de janeiro de 2013.
A Caixa compromete-se até 31 de dezembro de 2012, a construir corredores para abastecimento em todos os terminais de ATM das agências.
Considerar a função gratificada de tesoureiro executivo na linha de sucessão primária para a função gratificada de supervisor de canais, supervisor de atendimento, gerente de atendimento e negócios III e gerente de canais e negócios, mantendo na linha primária de supervisor de centralizadora/filial.
Forrmação de banco de habilitados para o exercício das atividades de tesoureiro executivo com empregados das agências e das Giret, 90 dias após assinatura do acordo.
Desenvolver e implementar curso de formação de tesoureiros.

INCORPORAÇÃO DO REB AO NOVO PLANO
A Caixa e as entidades sindicais assumem o compromisso de envidar esforços junto aos órgãos controladores e fiscalizadores com o objetivo de acelerar o andamento do processo de incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef.

CIPA EAD
A Caixa e os representantes do GT Saúde do Trabalhador definirão, em até 180 dias após a assinatura do acordo, o conteúdo do treinamento para os membros designados da Cipa, o qual será realizado durante a jornada de trabalho, em local apropriado, com metodologia EAD – ensino a distância – via intranet, com carga horária total de 20 horas.

SIPON
As horas a compensar deverão ser previamente negociadas entre o gestor imediato e o empregado, com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.

FENABAN
No que se refere ao assédio moral, fica estabelecido o aprimoramento do instrumento com a redução do prazo para resolver as questões em caso de reincidência.
Para a segurança bancária, a proposta é a implantação de projeto-piloto com todas as medidas necessárias para melhorar a proteção de bancários, vigilantes e clientes.


Foto: Celso Luiz – Seeb/SP

Compartilhe: