Fonte: Fenae

Um Dia Nacional de Luta para chamar de seu. Assim, em 28 de agosto – Dia do Bancário, as ruas e agências bancárias em todo o país serão ocupadas por manifestações da campanha salarial de 2009. O objetivo é debater com a sociedade as reivindicações da minuta mínima unificada, além de cobrar responsabilidade social dos bancos públicos e privados que operam no país.

A iniciativa de realização do Dia Nacional de Luta é do Comando Nacional dos Bancários. Para tanto, as entidades sindicais filiadas à Contraf/CUT estão sendo orientadas a preparar essa mobilização nacional, considerada fundamental para a categoria bancária conquistar reajuste salarial de 10%, novo modelo de PLR (três salários mais R$ 3.850), valorização dos pisos e das verbas salariais, fim das metas abusivas e do assédio moral, elevação da cesta-alimentação para R$ 465 e melhores condições de saúde, mais segurança nas agências, condições dignas de trabalho, garantia de emprego e mais contratação de bancários, entre outras demandas.

As negociações entre bancários e banqueiros começaram em 18 de agosto, em São Paulo (SP), quando foi definido um calendário de encontros por temas. A meta é realizar uma rodada por semana, com os seguintes temas:

Dia 26 de agosto: negociação na Caixa Econômica Federal, para tratar das pendências do acordo coletivo do ano passado, especialmente auxílio-alimentação para os aposentados e Plano de Cargos e Salários (PCS).
Dia 27 de agosto: emprego.
Dia 2 de setembro: remuneração e cláusulas econômicas.
Dia 9 de setembro: saúde, condições de trabalho e cláusulas sociais.

Compartilhe: