Da Agência Fenae

Nestes 10 meses de gestão, a atual Diretoria da Fenae já investiu mais de 1,5 milhões nas Apcefs. Essa política leva a uma maior valorização das entidades associativas

Na reunião que realizou em 17 de fevereiro,em Brasília, a Diretoria Executiva da Fenae decidiu prosseguir com a campanha de repasse de recursos para as APCEFs, de modo a ampliar as ações conjuntas entre a Federação e as associações de todo o País. Iniciado no ano passado, o ritmo de repasses vem sendo mantido e, até o momento, foram contempladas as seguintes APCEFs: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A meta de valorização das entidades associativas está sendo alcançada a contento. Nestes 10 meses de gestão, a atual Diretoria da Fenae já investiu mais de 1,5 milhões nas APCEFs.
As atividades relacionadas ao planejamento estratégico foram apresentadas pela vice-presidente da Fenae, Fabiana Matheus. Foram dados informes sobre os atos realizados pelas APCEFs em todos os Estados, com recursos destinados pela Fenae, para comemorar o Dia do Aposentado (24 de janeiro). Essa atividade deverá constar do calendário permanente da Fenae, como parte do esforço para estreitar o relacionamento com o segmento dos aposentados. Neste ano, também, será dada prioridade para o trabalho de apoio à gestão das APCEFs. Foi discutida a proposta de realização de encontros regionais, com foco em seminários acerca de um assunto relevante para as entidades associativas: o gerenciamento de atividades.
A 9ª edição do Música Fenae, ocorrida em Maceió no início de dezembro do ano passado, foi avaliada como bastante positiva, o que aumenta a responsabilidade para a próxima edição. Foi discutida a possibilidade de ser revisto o formato das eliminatórias estaduais, tendo em vista que houve insatisfação devido a cada Estado fazer do seu modo. O tema está pautado para a próxima reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae.
A preparação das APCEFs para os Jogos Regionais, que acontecem de dois em dois anos em todas as regiões do País, intercaladamente com os Jogos da Fenae, continua em ritmo acelerado. O calendário para esses eventos já está definido e prevê as seguintes datas: Sul/Sudeste (Curitiba) – 10 a 13 de junho, Norte (Porto Velho) e Centro-Oeste (Campo Grande) – 4 a 7 de setembro e Nordeste (São Luis) – 10 a 12 de outubro. Sedes de menor porte, como no caso de Campo Grande (MT), Porto Velho (RO) e São Luís (MA), vêm recebendo maiores investimentos da Fenae para a realização de suas competições.

• Outros temas

Na reunião da Diretoria Executiva da Fenae, o presidente Pedro Eugênio fez um balanço da campanha “Fome de Justiça – Incentivo à Aposentadoria”, lançada em conjunto pela Fenae, Fenacef e Contraf/CUT. A iniciativa visa a garantir, no ato da aposentadoria, o direito ao auxílio-alimentação para todos os empregados que ingressaram na Caixa até a data de 8 de fevereiro de 1995. Compromisso com este objetivo está assegurado pela cláusula 35 do acordo coletivo firmado em 2008 entre a empresa e os representantes dos trabalhadores.
Outros assuntos da pauta estiveram relacionados ao Comitê de Responsabilidade Social, à Funcef e ao Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais na Caixa. O comitê da Fenae na área de responsabilidade social, por exemplo, passa por um processo de reavaliação e vem formatando o seu planejamento para 2009, que deverá ser apresentado para a Diretoria da Fenae na reunião do próximo dia 31 de março.
No caso da Funcef, foram dados informes sobre o trabalho de diretores e conselheiros eleitos. As entidades associativas de todo o País serão convocadas a trabalhar pela mudança no método de custeio do REG/Replan, para evitar o aumento do custo que a patrocinadora pretende implementar.
O Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais na Caixa, realizado dias 6 e 7 de fevereiro, em Brasília, debateu assuntos como plano de carreira, promoção por merecimento, Saúde Caixa, jornada de trabalho, democratização da gestão, isonomia, Funcef e 25ª Conecef.

Compartilhe: