A eleição que definirá a diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região termina nesta sexta-feira, dia 28. Os associados que ainda não votaram, têm até às 16 horas para exercer o seu direito.
Pode votar todo empregado sindicalizado com mais de seis meses de inscrição no quadro social, que tiver quitados as mensalidades até trinta dias antes das eleições e tiver mais de dezesseis anos de idade. Para votar, é preciso estar munido de documento com foto: crachá da empresa, RG ou Carteira de Trabalho.
Estrutura – Em todos os dias da eleição, o marco zero do pleito é a Quadra dos Bancários. Cerca de cem táxis e dez vans começam a deixar a Quadra por volta das 7h, transportando mesários e urnas para a votação nos locais de trabalho. Há urna fixa na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro) para o voto dos aposentados e das pessoas que estão em férias ou afastadas por motivo de saúde.
Cerca de mil pessoas estão envolvidas nesse processo que se compara em tamanho à eleição de muitos municípios: têm direito a voto em torno de 48 mil bancários.
Dúvidas? – Os trabalhadores que não tiverem o nome na lista de votação (por exemplo, por ter mudado de local de trabalho), mas comprovarem sua sindicalização, podem votar em separado, conforme o estatuto. Tem direto a voto, ainda, o aposentado, bem como o desempregado há três meses, mediante comprovação dessa condição, e desde que tenha sido sócio do Sindicato pelo menos até seis meses antes de se afastar de suas funções.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financirários de São Paulo, Osasco e Região