Dirigentes da APCEF/SP iniciaram na última quarta-feira, dia 2, uma série de ações de protestos em unidade da Caixa, que tem funcionado com no máximo dez empregados. A primeira unidade a ser visitada foi a de M Boi Mirim, localizada na zona sul da capital e o objetivo é denunciar a precariedade das agências que atendem no novo modelo do banco – com número insuficiente de empregados.
Segundo o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra, a Caixa tem contratado, no entanto, não tem feito isso na mesma proporção em que amplia sua rede. “Deste modo, as contratações não refletem na diminuição da sobrecarga dos trabalhadores, nem na melhoria do atendimento ao público”, explica.
Um balanço feito pela instituição, divulgado em maio, mostram que enquanto o número de clientes aumento 10,8% e o de conta correntes, 12,4%, o número de bancários cresceu apenas 5,2% em um ano (de março de 2013 a março de 2014).
Durante o ato, os dirigentes conversaram com os empregados que são, segundo o diretor-presidente, “quem sente na pele a sobrecarga a que estão submetidos”. Em seguida, eles denunciaram à população as condições de trabalho. Para Kardec, o apoio dos clientes e usuários é importante na luta por mais contratações. “O número de empregados por unidade de atendimento tem que ser suficiente para que o trabalhador consiga desempenhar suas tarefas dentro do horário do expediente, sem que adoeça por isso”, finaliza.
Para esta quinta-feira, está previsto ato em um agência na zona norte de São Paulo.