Membros da diretoria e do Conselho Deliberativo a Apcef/SP participaram do 14º Congresso Nacional da CUT (Concut), que começou na quinta-feira (19) e vai até domingo (22).

O Congresso é realizado em São Paulo em um momento histórico, em que a maior central da América Latina comemora os seus 40 anos de existência. Mais de 2 mil pessoas, entre delegados e delegadas, lotaram o auditório do Expo Center Norte, na capital paulista.

O evento marca a retomada da democracia e a volta de um governo que dialoga com os trabalhadores na luta pela retomada do desenvolvimento econômico e geração de empregos e por um Brasil socialmente justo.

O Concut teve como destaque, em seu primeiro dia, uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lida pelo ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho. Em seu texto, Lula explicou que não pode comparecer ao evento presencialmente por conta da recuperação de uma cirurgia e defendeu sindicatos fortes e a participação dos trabalhadores em temas relevantes, como a questão da transição climática.

“Apesar dos movimentos da classe trabalhadora serem cada vez mais fortes e influentes na organização social e política do país, os desafios só aumentam e pedem cada vez mais união, força e um exercício profundo de debate para que sejamos os porta-vozes das necessidades do povo brasileiro, afinal, o povo somos nós, os trabalhadores deste país”, explicou a diretora da Apcef/SP, Vivian de Sá. “A CUT se reúne em sua 14ª Conferência Nacional com este desafio: organizar a luta, conquistar direitos e defender a democracia no Brasil e no mundo”, completou.

Compartilhe: