Edição: Edição n. 90 – Dezembro/2016
“O formato como é realizada a Campanha Nacional dos Bancários nos últimos 10 anos foi resultado de muita luta dos empregados da Caixa e mudou o rumo da história. Não foi fácil estabelecer junto à direção do banco a inclusão dos empregados da Caixa na Convenção Coletiva da categoria”, contou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
História – A luta pela construção da unidade dos bancários vem desde a greve de 1985. Naquela época já se reivindicava a sindicalização dos empregados da Caixa, que ainda eram economiários. A defesa da mesa única de negociação, com todos os bancários unidos, de instituições privadas e públicas, era um dos objetivos. Durante 14 anos, a Caixa não aceitou a mesa única, nada se negociava.
Foi só na campanha salarial de 1999 que a discussão ganhou força. Os bancários compreenderam que era preciso debater um novo processo de negociação. Para os empregados da Caixa, a extensão da Convenção Coletiva dos Bancários foi alternativa para solucionar as inúmeras barreiras criadas pela direção do banco público na negociação das cláusulas econômicas. Para se ter uma ideia, em fevereiro de 2000 ainda se negociava na Caixa a campanha salarial de 1999, enquanto para os privados já estava definido.
O isolamento não era favorável. Sem a campanha unificada, os empregados da Caixa sofriam com a indiferença da direção da empresa. Entre os benefícios que os bancários recebiam acordados na Convenção Coletiva estava a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que não se pagava aos bancários da Caixa.
Conecef 2001 – O 17º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, realizado em 2001, deliberou como principal proposta a exigência da negociação em campanha salarial na mesa única com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a assinatura da Convenção Coletiva dos Bancários.
As reivindicações dos empregados do banco público foram referendadas na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, em julho de 2001, e incluídas na pauta entregue aos banqueiros.
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) entregou ao diretor de Recursos Humanos do banco, na época Henrique Costábile, ofício que demonstrava a discriminação sofrida pelos empregados da Caixa não amparados pela Convenção Coletiva da categoria.
“Basta de discriminação! Quero a Convenção”! – Em 2002, a APCEF/SP fez uma campanha de fortalecimento pela exigência da inclusão dos bancários da Caixa na Convenção Coletiva. Para a APCEF/SP, a regra que valia para todos os bancários, tinha de valer para os empregados do banco público. A campanha espalhou-se pelo país e mobilizou os empregados, que lutaram pela inclusão da Caixa na mesa única de negociação.
Porém, naquele ano, a história se repetiu e a direção da Caixa ignorou a reivindicação dos empregados. Apresentou a proposta de Acordo Coletivo à Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), que representava cerca de 10% dos bancários do país. Os sindicatos que hoje são ligados à Contraf-CUT não assinaram este acordo.
Naquele ano, enquanto a Convenção Coletiva dos Bancários previu reajuste de 7% sobre o salário e demais verbas (comissões e tíquetes), a direção da Caixa apresentou 5%.
No comparativo, após o fechamento da campanha de 2002, foi possível verificar o prejuízo que os empregados da Caixa tiveram de amargar nas cláusulas econômicas: não obtiveram PLR, enquanto os privados receberam 80% do salário mais R$ 550; também não tiveram o auxílio-creche, enquanto privados receberam R$ 127,67; com relação à cesta-alimentação, os empregados dos bancos privados receberam R$ 163,71 e, os empregados da Caixa, R$ 50.
A Hora é Agora – Na campanha salarial de 2004 foram dados alguns passos pela mesa unificada. Naquele ano, a direção da Caixa assinou pré-acordo assumindo o compromisso de aplicar o índice negociado para a categoria. Um avanço, mas ainda não atendia a reivindicação dos empregados.
Perdas – No período sem acordo coletivo, após a implantação do Plano Real em 1995, até que se conseguisse a aplicação da Convenção Coletiva, foram registradas perdas significativas nos reajustes da Caixa.
O INPC acumulado (1995 – 2003) foi de 94,17%, enquanto o reajuste para os empregados da Caixa somou apenas 39,54%, com perda acumulada em 49,29%. Em 1996, 1997, 1999, 2000 e 2001, os empregados da Caixa tiveram reajuste ZERO.
Mesa única e conjuntura favorável – Enquanto de 1995 a 2003 os empregados registraram perdas no poder de compra, com a adoção da Convenção Coletiva, nos 12 anos seguintes, acumularam 21,42% de aumento real.
No período de 2004 a 2016, com INPC acumulado em 79,90%, conquistou-se reajuste de 99,00%. Embora se alcançando ganho real neste período, ainda restam 18,12% a ser reposto.
10 anos de Convenção Coletiva – Finalmente a partir de 2006, ato protocolar de assinatura da Convenção Coletiva dos Bancários, em 18 de outubro, foi consolidado.
“A cada ano é preciso reafirmar que a participação na mesa de negociação com a Fenaban é pauta constante dos empregados da Caixa. Afinal, encerrar a mesa única é uma forma de desmobilizar os trabalhadores, enfraquecer a categoria e retomar o período de isolamento dos empregados da Caixa”, avaliou Kardec de Jesus Bezerra.
APCEF/SP e ONG realizam grande festa de Natal para crianças atendidas pelo projeto
Durante todo o ano, a APCEF/SP e a ONG Moradia e Cidadania desenvolvem projetos com a comunidade do entorno do clube da Associação, na zona sul da capital paulista.
São centenas de pessoas atendidas, todas em situação de vulnerabilidade social. Esta é a essência da existência da ONG.
Adultos participam de cursos de capacitação profissional, artesanato, violão, corte e costura, além de diversas oficinas. Crianças e jovens fazem cursos de informática, iniciação esportiva, artes e música.
Todas estas ações buscam oferecer outras opções de formação para pessoas que, muitas vezes, não têm condições de participar de cursos, tanto pela falta de acesso quanto pelo seu custo com materiais, produtos e mensalidades.
A ONG – É mantida pelos empregados da Caixa que contribuem mensalmente com valor equivalente a um título de alimentação/refeição – desenvolve três projetos: Novo Norte, São Mateus e Cecom, que, unidos, atendem cerca de 3 mil pessoas.
No Natal, com a pausa de algumas atividades para o período de férias, é realizada uma festa de encerramento em todos os projetos, com entrega de presentes para as crianças.
No Projeto Novo Norte, a visita do Papai Noel aconteceu em 3 de dezembro. Na zona leste, no Projeto São Mateus, as crianças ganharam kits de Natal no dia 10. No CDH Cecom – projeto em parceria com a APCEF/SP -, a festa foi no clube, dia 18.
Projeto CDH Cecom – A ONG Moradia e Cidadania está junto com a APCEF/SP neste projeto desde 2009. Mais de 1.500 famílias são atendidas. Antes disso, a APCEF/SP desenvolvia o projeto Cidadãos do Esporte, que atendia cerca de 50 crianças em atividades esportivas.
Para aumentar o alcance da ação, a APCEF/SP buscou parceria com a ONG e, assim, passaram a ser atendidos também os adultos da comunidade próxima ao clube.
“A maior prova de que a união faz a força é este projeto desenvolvido pela nossa Associação em parceria com a ONG”, ressaltou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. “Com a ajuda da Moradia e Cidadania, passamos a atender um número muito maior de pessoas e em atividades diversas”, comemorou.