Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Banco descumpriu acordo ao ameaçar descontar dias parados durante a greve dos bancários

A Caixa fechou acordo com os trabalhadores no ano passado para que não houvesse o desconto dos dias parados nos locais que permaneceram em greve legitimamente até 24 de outubro. Logo depois do acordo firmado, trabalhadores denunciaram ao Sindicato o assédio que estavam sofrendo: o banco resolveu forçá-los a trabalhar aos sábados. Logo depois, a direção da Caixa tentou descontar os dias não compensados até 19 de dezembro.
Diante da gravidade do descumprimento do acordo do banco com os empregados, o Sindicato ingressou, na última terça-feira, dia 13, com uma ação contra a Caixa na Justiça do Trabalho de São Paulo, questionando o desconto dos dias de greve. “Nesse período, os trabalhadores exerceram seu legítimo direito de luta por melhores salários e condições de trabalho” – disse a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Jackeline Machado.
Em alguns casos, planos de compensação foram apresentados com uma quantidade inviável de horas, impossíveis de serem cumpridas. A diretoria da Caixa deu instruções rígidas para o cumprimento. O resultado da gestão do banco foi que muitos empregados não conseguiram cumprir as horas até o dia 19 de dezembro. “O banco agiu de maneira unilateral, sem determinar com seus empregados de que maneira seriam compensadas as horas e sem que o gestor de cada unidade definisse com seus subordinados, de acordo com as possibilidades de cada um. A única saída foi tomar medidas legais para proteger os empregados” – completou Jackeline.

Compartilhe: