Nesta segunda-feira, dia 26, a partir das 14 horas, em Recife, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) retomam o trabalho de acompanhamento do projeto-piloto de segurança bancária. O projeto, que consiste em uma das conquistas das negociações da Campanha Salarial 2012, foi implantado há nove meses em 209 agências da capital pernambucana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
A reunião, ainda, contará com a participação dos representantes da Secretária de Defesa Social (SDS) do governo estadual, prefeituras das três cidades, comandos das Polícias Militar e Civil, além do Ministério Público.
O projeto-piloto de segurança bancária tem um ano para concluir seus trabalhos. Foi estabelecido o prazo de 90 dias para instalação dos equipamentos como porta giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e cofres com retardo, além da presença de vigilantes armados e com coletes a prova de balas.
A última reunião em Recife aconteceu no dia 23 de abril, quando foram apresentados números que apontam uma redução de 30% dos assaltos no período de vigência do projeto-piloto.
Expectativas
Na reunião desta segunda-feira, os representantes dos bancários esperam obter novas informações sobre o andamento do projeto-piloto com vistas a aprofundar a análise das ocorrências, incluindo os casos de ‘saidinha de banco’, crime que começa dentro dos bancos e que tem causado a morte de clientes e de outras pessoas.
Os bancários, por outro lado, defendem a extensão das medidas do projeto-piloto, sobretudo as que estão sendo testadas e aprovadas, para todas as agências e postos de atendimento de todo o país, a fim de melhorar a segurança e proteger a vida dos trabalhadores, clientes e usuários.
Fonte: Fenae Net