participação social

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está convocando todas as entidades afiliadas e militantes de bases, além de seus Ramos – como o dos bancários (Contraf-CUT), para uma grande mobilização em apoio à Política e ao Sistema Nacional de Participação Social, instituídos pela presidenta Dilma Roussef por meio do decreto presidencial. A manifestação tem o apoio das demais centrais sindicais, de juristas, acadêmicos e dos movimentos sociais e populares.

A entidade considera urgente que todos os dirigentes e militantes cutistas e dos movimentos sociais e populares defendam a importância das participação social no país, uma vez que setores de oposição ao governo estão fazendo um lobby para derrubar o decreto no Congresso Nacional. O objetivo desses segmentos é impedir que haja avanço na instituição de mecanismos de democracia direta e participação popular, inclusive, com o reconhecimento de novas formas de participação social em rede e de aprofundamento do diálogo social.

Deste modo, a CUT tem coletada assinaturas à moção de apoio ao decreto 8.243 e, ainda, serão remetidas cartas aos parlamentares pressionando pela manutenção do decreto presidencial, para que o Congresso Nacional não coloque em votação projeto de decreto legislativo, que susta os efeitos da Política Nacional de Participação Social.

As entidades filiadas à CUT são convocadas ainda a fazer pressões junto aos parlamentares nos estados, com a realização de audiências e reuniões com a participação do movimento sindical e de entidades dos movimentos sociais e populares em apoio ao decreto 8.243/2014.
Essa mobilização é vista como fundamental para que, de fato, a democracia direta no Brasil seja concretizada como avanço de um projeto democrático e popular.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: