Fonte: Fenae Net
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) divulga orientações para a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, prevista para os dias 29, 30 e 31 de julho, em São Paulo (SP). Neste ano, o evento vai contar com a participação de 695 delegados, incluindo observadores, eleitos em conferências regionais ou estaduais realizadas em todo o país.
Pelo calendário definido para o evento, cada federação de bancários é responsável por organizar a sua conferência regional, que deverá ocorrer, no máximo, até o dia 24 de julho, com escolha de seus delegados e observadores. Os resultados dessas conferências devem ser remetidos para contraf/cut@contrafcut.org.br, com cópia para valter@contrafcut.org.br, até a data de 25 de julho, impreterivelmente, para sistematização de todos os dados. No ato de inscrição para a conferência nacional, as federações deverão distribuir, de forma equitativa, os seus delegados e observadores que participarão dos encontros temáticos, que serão os seguintes: emprego e remuneração (GRUPO 1), segurança bancária (GRUPO 2), saúde e condições de trabalho (GRUPO 3) e sistema financeiro nacional (GRUPO 4).
Para a Conferência Nacional dos Bancários, o critério de participação é de delegados e observadores eleitos por federação vinculada à Contraf/CUT, ficando assim a distribuição: Fetec Santa Catarina (14 delegados e 1 observador), Fetec Paraná (33 delegados e 4 observadores), Feeb Bahia e Sergipe (28 delegados e 3 observadores), Fetrafi Rio Grande do Sul (36 delegados e 4 observadores), Fetraf Minas Gerais (42 delegados e 4 observadores), Fetec Centro-Norte (53 delegados e 5 observadores), Fetec Nordeste (62 delegados e 6 observadores), Feeb Rio de Janeiro e Espírito Santo (77 delegados e 8 observadores), Fetec São Paulo (194 delegados e 19 observadores) e Feeb São Paulo e Mato Grosso do Sul (61 delegados e 6 observadores).
O Comando Nacional dos Bancários, formado por um representante de cada uma das 10 federações, um da Contraf/CUT e um dos maiores sindicatos do país, participará com 35 delegados natos. Também fica assegurada a cota de 30% de gênero, de acordo com os critérios estabelecidos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Cada federação poderá inscrever até 10% de observadores da delegação efetiva, no máximo. O observador, aliás, tem direito somente a voz, devendo também ser inscrito em um encontro temático.
A 13ª Conferência Nacional dos Bancários debaterá o seguinte temário: emprego e remuneração, segurança bancária, saúde e condições de trabalho e sistema financeiro nacional. Os debates desses temas servirão de base para definir a pauta de reivindicações, a estratégia e a mobilização em torno da campanha salarial 2011. Os delegados e observadores serão distribuídos em quatro grupos de trabalho: emprego e remuneração (GRUPO 1), segurança bancária (GRUPO 2), saúde e condições de trabalho (GRUPO 3) e sistema financeiro nacional (GRUPO 4).
Tendo em vista que a 13ª Conferência Nacional dos Bancários é um evento único, reunindo discussões sobre a conjuntura, debates temáticos e estratégia da campanha salarial, a Contraf/CUT encaminhará textos orientadores para fomentar esses debates. Por outro lado, os assuntos pautados devem suscitar a transversalidade, abordando nas discussões do temário da conferência questões relativas a gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.
Montagem de creche
Há a possibilidade também de ser montada creche, caso haja demanda. A Contraf/CUT pretende fazer um levantamento preliminar de quantos filhos de delegados necessitam de creche e qual a idade das crianças. Nesse caso, serão aceitas apenas crianças com idade de 1 a 7 anos, filhos de delegados credenciados.
Os delegados que desejam utilizar a creche devem comunicar seu interesse à Contraf/CUT até as 18h do dia 22 de julho, para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br. No caso de a creche ser realmente montada, questionário específico será enviado a todos os interessados.